As conclusões de ‘CPI’ que acusa Trump de orquestrar ‘tentativa de golpe’ com invasão do Capitólio

Publicidade

  • Anthony Zurcher e Jude Sheerin
  • Da BBC News em Washington

Crédito, Getty Images

Legenda da foto,

Comissão do Congresso americano exibe trecho de depoimento de Ivanka Trump, filha do ex-presidente Donald Trump

O ex-presidente americano Donald Trump foi acusado por uma comissão parlamentar de inquérito de ter orquestrado a invasão do Capitólio em 6 de janeiro de 2021 numa “tentativa de golpe”. A acusação foi feita na primeira sessão televisionada da investigação realizada ao longo de 11 meses, num evento sem precedentes na política dos Estados Unidos.

Segundo investigadores, Trump fez acusações de fraude na eleição de 2020 sabendo que elas eram falsas e incitou manifestantes a agirem de forma violenta com objetivo de dar um golpe de Estado.

Políticos do Partido Democrata (do presidente Joe Biden) e dois do Partido Republicano (de Trump) que integram o comitê de investigação têm insistido que é importante apresentar o trabalho de apuração à população americana, tanto para fins de registro histórico quanto para estabelecer as bases de ações legislativas que possam proteger a democracia de futuros ataques.

Publicidade

Mas o restante do Partido Republicano, por outro lado, considera a investigação um espetáculo partidário, enviesado e sem legitimidade que visa a desviar a atenção da população da inflação crescente e da eleição deste ano que pode tirar os democratas do comando da Câmara e do Senado.

Fonte Notícia: www.bbc.com

Publicidade