Saúde

Brasil vai produzir versão barata da pílula Pfizer contra a Covid

Curso Código Milinário

[ad_1]

O Pool de Patentes de Medicamentos (MPP- em inglês) anunciou na quinta-feira (17/3) que 35 fabricantes de remédios genéricos em todo o mundo farão versões baratas do antiviral oral da Pfizer contra a Covid-19. O Paxlovid será fornecido para tratamento em 95 países de baixa e média renda.

A expectativa da organização apoiada pelas Nações Unidas é que a pílula seja uma ferramenta importante na luta contra o vírus.

Entre as 35 empresas envolvidas na iniciativa, 19 são indianas e cinco são chinesas. No Brasil, a fabricante do fármaco será a Nortec Química. Laboratórios de Bangladesh, República Dominicana, Jordânia, Israel, México, Paquistão, Sérvia, Coréia do Sul e Vietnã também foram selecionados.

Resultados de um ensaio clínico mostraram que o medicamento reduz em cerca de 90% as hospitalizações em pacientes de alto risco.

A Pfizer fechou um acordo no ano passado com o grupo para permitir que fabricantes de medicamentos genéricos produzissem as pílulas.

0

Pfizer não receberá pelo direito de comercialização

A farmacêutica informou que não receberá royalities pela venda das versões genéricas do medicamento enquanto a Covid-19 permanecer classificada como uma “Emergência de Saúde Pública de Interesse Internacional” pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Devem ser fornecidos pela empresa cerca de 10 milhões de cursos de uso do Paxlovid  para países de baixa e média renda este ano, de acordo com o Fundo Global, uma ONG de saúde que trabalha para comprar os comprimidos da farmacêutica.

Antiviral Paxlovid

Paxlovid é um tratamento de dois medicamentos que combina um novo composto, nirmatrelvir, com o ritonavir, antiviral mais antigo, que já está disponível como genérico.

O medicamento será vendido apenas com receita médica e o uso é recomendado apenas para pessoas que têm alto risco de evolução para o caso grave da doença.

O tratamento deve começar cinco dias após o início dos sintomas, o remédio não é indicado para tratamento preventivo ou para pacientes que já estejam internados.

 

 

 

[ad_2]

Source link

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo