Tecnologia

O que é o código MRZ? – Aplicativos e Software – Blog Cursos de Qualidade

Curso Código Milinário

[ad_1]

O MRZ (Machine Readable Zone ou Zona Legível por Máquina) é um código presente em uma área específica em diversos documentos de identificação e contém dados pessoais do titular que só podem ser lidos por uma máquina. Quase todos os documentos de viagem oficiais, como passaportes, possuem código MRZ. A seguir, te mostro suas aplicações e como ele funciona.

Definição do código MRZ (Imagem: Blog Cursos de Qualidade)

Aqui no Brasil, o MRZ é mais conhecido no passaporte. Na parte inferior da página de identificação, há duas linhas compostas pelo nome do titular entre alguns símbolos e números de detecção de falsificação. É através dessas linhas que o código é lido e o documento é validado.

Como o código MRZ é lido?

Um dispositivo de leitura é usado para detectar e decodificar o código MRZ e acessar as informações no seu interior, através de uma tecnologia de reconhecimento de texto e conversão conhecida como OCR (Optical Character Recognition). Os dados recebidos pela máquina, são digitalizados e então, salvos em formato eletrônico. Entenda as etapas de decodificação:

  1. O documento é digitalizado;
  2. A zona legível é identificada pela máquina e, através do sistema óptico de reconhecimento de caracteres (OCR), os dados são extraídos dos códigos;
  3. O sistema OCR faz a comparação entre os dados extraídos e os originais para a validação do documento;
Código MRZ tipo 3 em um passaporte estrangeiro (Imagem: Idenfy)

Há três tipos de códigos MRZ, os quais são categorizados em MRZ 1, 2 ou 3. As diferenças entre os três estão na quantidade de caracteres e sua distribuição. No caso dos passaportes, o tipo 3 é utilizado e conta com duas linhas de 44 caracteres, cada.

As informações disponíveis em um código MRZ podem conter: nome completo, data de nascimento, cidadania, número do documento, validade e o emissor do documento ou passaporte, além de outros dados requisitados pela autoridade emissora.

Esse modelo de verificação dificulta muito a ação de falsificadores de passaportes além de acelerar o processo de checagem, já que tudo é feito por uma máquina de forma muito rápida. É provável que, além de documentos de viagem, tenhamos em breve a identificação civil realizada com auxílio dos códigos MRZ.

Com informações: Idenfy.

[ad_2]

Fonte Notícia

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo