Tecnologia

Placas de vídeo da AMD recebem um dos melhores recursos do Steam Deck – Computador – Blog Cursos de Qualidade

Curso Código Milinário

[ad_1]

A AMD começou a implementar em suas placas de vídeo mais recentes um dos melhores recursos do Steam Deck: a possibilidade de ativar o FidelityFX Super Resolution em qualquer jogo. Chamada Radeon Super Resolution, a nova tecnologia chega para aumentar as taxas de quadros por segundo, sem prejudicar muito a qualidade gráfica, em milhares de games.

Radeon RX 6700 XT (Imagem: Divulgação/AMD)

Em resumo, o Radeon Super Resolution funciona da mesma forma que o FidelityFX Super Resolution. O recurso reduz a resolução nativa do jogo para melhorar a taxa de quadros por segundo, enquanto faz o upscaling da imagem para a resolução original.

A maior diferença entre as duas tecnologias é que o FidelityFX Super Resolution é compatível apenas com um grupo seleto de placas de vídeo da AMD e da Nvidia. Além disso, o FSR só funciona em jogos nos quais as próprias desenvolvedoras oferecem suporte ao recurso — cerca de 80 títulos atualmente.

Enquanto isso, o Radeon Super Resolution é baseado em driver — ou seja, pode ser habilitado em praticamente qualquer título pelo painel de controle da AMD. Com ele, é possível diminuir a resolução dos jogos, fazer o upscaling e ganhar mais quadros por segundo em troca.

Para ativar o RSR, basta habilitá-lo pelo software proprietário da AMD. Em seguida, o usuário precisa diminuir a resolução do jogo pelas configurações gráficas do próprio título. O Radeon Super Resolution irá fazer o upscaling automático para a resolução nativa do monitor.

Segundo a AMD, a quantidade de quadros por segundo pode triplicar em alguns jogos com o RSR. Cyberpunk 2077, por exemplo, pode chegar a mais de 100 FPS em 1440p ampliado para 4K.

Desempenho de jogos com o Radeon Super Resolution ativado (Imagem: Divulgação/AMD)

Há, porém, algumas limitações para usar o Radeon Super Resolution. A tecnologia só funciona em placas de vídeo da AMD a partir da série Radeon RX 5000. É necessário também rodar os jogos em tela cheia para que a tecnologia ajuste a resolução de maneira automática.

Vale destacar que o Radeon Super Resolution não substitui o FidelityFX Super Resolution. A AMD recomenda desativar o RSR em jogos compatíveis com o FSR, senão a imagem dos jogos pode ficar muito ruim e quadriculada.

AMD anuncia FidelityFX Super Resolution 2.0

Além de lançar o Radeon Super Resolution, a AMD anunciou a segunda versão do FidelityFX Super Resolution 2.0. Com lançamento previsto para o segundo trimestre deste ano, o recurso promete entregar resultados melhores não só em relação à primeira versão, como também em comparação com o DLSS mais poderoso da Nvidia.

A AMD ainda garante que o FSR 2.0 vai funcionar nas mesmas placas de vídeo compatíveis com a primeira versão da tecnologia. O FSR 2.0 também poderá ser ativado em GPUs rivais da Nvidia. O único requisito real será rodar um jogo que ofereça suporte ao recurso.

Em certos casos, a quantidade de quadros por segundo com o FSR 2.0 poderá até dobrar. Em Deathloop, por exemplo, a AMD diz que o jogo será capaz de pular de 53 FPS para 101 FPS nas configurações gráficas mais altas.

Com informações: The Verge, ArsTechnica.

[ad_2]

Fonte Notícia

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo