Tempestade Yakecan chega ao Brasil com ventos de até 100 km/h, queda de energia e suspensão de aulas

Publicidade

  • Luiz Antônio Araujo
  • De Porto Alegre para a BBC News Brasil

Crédito, EPA/Maldonado Municipality

Legenda da foto,

Efeitos da tempestade em Maldonado, Punta del Este, no Uruguai; ela agora se aproximada do Brasil

A tempestade subtropical Yakecan (“som do céu”, em tupi-guarani) atingiu litoral sul do Brasil na madrugada de terça-feira (17/05), provocando ventos de até 100 km/h, quedas de árvores e sinais de trânsito, interrupções no fornecimento de luz, suspensão de aulas e pelo menos uma morte.

Antes, a Yakecan já havia atingido as costas da Argentina e do Uruguai, na segunda-feira. Após alcançar o continente, o fenômeno teve sua classificação alterada de ciclone para tempestade, o que significa ventos mais violentos e maior potencial destrutivo.

Apesar do impacto, meteorologistas dos três países descartaram que o Yakecan evolua para um furacão – com ventos acima de 120 km/h – e afirmaram que o mais provável é que a tempestade volte a se deslocar para leste em direção a alto mar a partir de quarta-feira (18).

Publicidade

Em Punta del Este e Piriápolis, na costa uruguaia, ventos e mar revolto cobriram de espuma marinha as vias à beira-mar. Até as 16h de ontem, um total de 23 mil residências tinham sofrido corte de energia no Uruguai. Em Montevidéu, um homem morreu ao ser atingido pela queda de uma palmeira no bairro de Paso de la Arena.

Fonte Notícia: www.bbc.com

Publicidade