Tecnologia

Versão estável do Kernel 5.17 do Linux pode atrasar, segundo criador do sistema

Curso Código Milinário

[ad_1]

A data de lançamento da versão estável do kernel 5.17 do Linux está bem próxima, mas a lentidão na qual alguns problemas em versões prévias da atualização estão sendo corrigidos preocupa Linus Torvalds, criador e principal programador do sistema operacional open source.

Toda semana Torvalds realiza uma postagem no blog oficial do Linux intitulada “Estado do kernel”, em que ele comenta detalhes sobre o desenvolvimento da nova versão. E na publicação desta segunda-feira (28), o criador do sistema operacional está se preocupando com um possível adiamento do lançamento estável do 5.17.

Segundo Torvalds, o possível atraso pode ocorrer por conta de problemas encontrados no 5.17 rc1, lançada em janeiro — que trouxe para as versões de prévia do Linux as novas funções que farão parte da atualização.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

As versões de prévia do kernel do Linux, também conhecidas como prepatch, carregam o sufixo “rc” em suas numerações, e são lançadas com o objetivo de serem testadas por desenvolvedores entusiastas do sistema open source.

Nesses testes, os desenvolvedores podem relatar as falhas para a equipe de Torvalds. Como após o lançamento da versão 5.17 rc1 foram encontrados muitas regressões (ferramentas que funcionam normalmente em kernels anteriores, mas não na atualização mais recente) no sistema, o processo de resolução dessas questões está demorando mais que o previsto

Quando sai a versão estável do kernel do Linux 5.17?

Se problemas não forem corrigidos, é possível que versão estável do kernel 5.17 do Linux atrase. (Imagem: Reprodução/ FreeCliparts/Pixabay)

As postagens semanais de Torvalds também significam o lançamento de uma nova versão prepatch do 5.17, com a dessa segunda-feira (28) apresentando o 5.17 rc6.

Essa versão ainda conta com algumas das regressões encontradas no rc1, o que fez Torvalds, em sua postagem, pedir para desenvolvedores de subdomínios do Linux focarem em suas correções na próxima semana.

A previsão do lançamento da primeira versão estável do kernel 5.17 do Linux é 14 de março, mas se as regressões não forem resolvidas entre essa semana e a próxima, é possível que ela seja atrasada.

Por fim, na postagem, Torvalds afirma que, mesmo a semana passada sendo bem atípica, por conta do conflito entre Rússia e Ucrânia, a situação de tensão mundial não tem culpa na possibilidade de atraso da versão estável do 5.17.

Fonte: LKML

[ad_2]

Fonte Notícia

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo