Log

Varíola dos macacos: o que se sabe sobre casos suspeitos no Brasil

Varíola dos macacos é semelhante à varíola que já foi erradicada, mas menos severa e menos infecciosa

O Ministério da Saúde afirmou na segunda-feira (30/5) que investiga dois casos de varíola dos macacos no Brasil. Um deles em Santa Catarina e outro no Ceará.

Em nota enviada à BBC News Brasil, a pasta informou ainda que “não há casos confirmados da varíola dos macacos” no país e que “está em contato com Estados para apoiar no monitoramento e ações de vigilância em saúde”.

Veículos de imprensa chegaram a noticiar que também há um caso suspeito no Rio Grande do Sul. No entanto, a Secretaria da Saúde do Estado negou a informação.

“Não existe caso suspeito até o momento no Estado. Todos os pacientes seguem sendo monitorados de forma técnica e, se for enquadrado no quadro clínico, será suspeito”, informou a pasta por meio de nota..

Um estudo conduzido por cientistas ligados aos Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC) alertou em 2018 que o “ressurgimento da varíola dos macacos na Nigéria” era “uma preocupação global de segurança sanitária”.

Até o momento, mais de 200 casos foram registrados em ao menos 21 países fora da África, onde a doença é endêmica em alguns locais.

Ainda que os surtos atuais da doença tenham sido contidos, o surgimento de cada vez mais casos em diferentes localidades tem gerado preocupação.