Publicidade

A jovem prefeita afegã que se escondeu em carro para fugir de Cabul

[ad_1]

  • Joshua Nevett
  • Da BBC News em Londres

Crédito, Zarifa Ghafari

Legenda da foto,

Ghafari se escondeu no carro para passar por postos de controle do Talebã

A tomada de Cabul pelo Talebã foi um momento assustador para Zarifa Ghafari, uma das primeiras prefeitas do Afeganistão.

Quando os extremistas chegaram à capital, Ghafari se deu conta de que sua vida corria sério perigo. Poucos dias depois ela fugiu com sua família para a Alemanha, onde contou à BBC como conseguiu deixar seu país natal.

Ghafari, de 29 anos, era uma autoridade pública proeminente e defensora dos direitos das mulheres no Afeganistão. Ela diz que isso a tornava uma ameaça ao Talebã, conhecido por oprimir mulheres em seu primeiro governo no país nos anos 1990. “Minha voz tem o poder que nenhuma arma tem”, diz ela.

A segurança vinha sendo uma preocupação constante para ela nos últimos anos. A jovem sobreviveu a vários atentados contra sua vida desde 2018, quando se tornou prefeita de Maidan Shar, aos 26 anos. Apesar de sua vitória, grande parte da população da cidade era muito conservadora e apoiava o Talebã.

[ad_2]

Source link