A história do sutiã que revolucionou o esporte feminino

Publicidade

  • Holly Honderich
  • Da BBC News em Washington

Crédito, Jogbra, Inc. Records, Archives Center, National Mu

Legenda da foto,

O primeiro sutiã esportivo chegou ao mercado em 1978. Agora, suas criadoras entraram para o Hall da Fama dos Inventores dos Estados Unidos

No verão de 1977, Lisa Lindahl, estudante de pós-graduação da Universidade de Vermont, nos Estados Unidos, começou a correr, atraída pelo crescimento da prática na época. Ela corria quase 50 km toda semana.

Correr era simples. O problema era a roupa de baixo. “A única parte desconfortável era a falta de apoio adequado para os seios”, afirma ela.

Então com 28 anos de idade, Lindahl tentou usar uma faixa de elástico e também correr sem sutiã, até acabar adotando um sutiã comum, mas um tamanho menor. A dificuldade para conseguir suporte confortável levou a criar uma brincadeira com sua irmã: por que não existe um suporte atlético para as mulheres?

Publicidade

Mas a recente inclusão de Lindahl e suas duas colegas inventoras no Hall Nacional da Fama dos Inventores dos Estados Unidos comprova que o sutiã esportivo foi uma inovação importante, criada em meio a uma revolução nos esportes femininos.

Fonte Notícia: www.bbc.com

Publicidade