A história por trás de icônica imagem de vítima caindo de torre no 11 de setembro

Publicidade

[ad_1]

  • Juliana Gragnani – @julianagragnani
  • Da BBC News Brasil em Londres

Crédito, Richard Drew/AP

Legenda da foto,

Foto “The Falling Man” (o homem caindo), de Richard Drew; alguns a consideram insensível, mas outros veem nela o retrato da morte nos atentados de 11 de setembro

A morte ou a morte. Na manhã de 11 de setembro de 2001, dezenas de pessoas tiveram de escolher entre essas duas alternativas. Com fogo e fumaça dentro dos prédios do World Trade Center, em Nova York, vítimas nos andares superiores começaram a pular, perdendo a vida ao cair de até 417 metros de altura.

A cena das pessoas pulando dos prédios atacados por dois aviões é um dos aspectos mais sombrios e sensíveis da tragédia que completa 20 anos neste sábado (11/9). Ficou eternizada em imagens.

Uma delas, a de um homem caindo quase que em um mergulho, de cabeça para baixo e o corpo paralelo às faixas das Torres Gêmeas, tornou-se icônica.

Publicidade

No dia seguinte à tragédia, diversos jornais publicaram a foto feita pelo fotógrafo da agência Associated Press Richard Drew. Nos anos que passaram, a imagem foi considerada insensível por alguns, muito dolorida para contemplar. Outros viram nela a terrível estética daquele pulo para a morte.

[ad_2]

Source link

Publicidade