Afeganistão: Os dois países que oferecem ‘tábua de salvação’ ao Talebã

Publicidade

[ad_1]

  • Tom Bateman
  • Correspondente da BBC no Oriente Médio

Crédito, Reuters

Legenda da foto,

O líder político do Talebã Abdul Ghani Baradar (à esquerda) se encontrou com vice-primeiro-ministro e ministro das Relações Exteriores do Catar, Mohammed bin Abdul Rahman Al Thani, em agosto

O Talebã festejou com um tiroteio em Cabul a saída de americanos e cidadãos de outros países do Afeganistão nesta semana. Mas essa militância não esconde o fato de que o grupo está globalmente isolado. Do outro lado, milhões de afegãos estão aflitos com um futuro ainda incerto.

As potências mundiais estão agora lutando para exercer influência em meio ao retorno do grupo radical ao poder. E, no processo, duas nações do mundo árabe e muçulmano emergiram como mediadores e facilitadores: Catar e Turquia.

Ambos estão capitalizando em cima de um recente acesso ao Talebã. Mas os dois países também estão se arriscando, o que pode até acirrar velhas rivalidades ainda mais distantes, no Oriente Médio.

Publicidade

As autoridades do Catar, pequeno país rico em gás no Golfo, forneceram ajuda para os países que estão tentando sair do Afeganistão.

[ad_2]

Source link

Publicidade