Aprenda 7 dicas rápidas e fáceis para aumentar a autoestima
[ad_1]
A autoestima é a capacidade que temos de gostar de nós mesmos, de nos sentir bem, felizes e confiantes, mesmo quando nada está bem ao nosso redor, porque sabemos o nosso valor. Mas essa habilidade pode ficar diminuída ao terminar um relacionamento, após uma discussão, e principalmente durante uma depressão.
Confira alguns passos práticos que podem ser seguidos no dia a dia para aumentar sua autoestima:
1. Ter sempre uma frase motivacional por perto
Você pode escrever uma frase estimulante e colar no espelho do banheiro, na porta da geladeira ou no computador, por exemplo. Ler esse tipo de frase em voz alta é uma boa forma de ouvir sua própria voz, encontrando o encorajamento necessário para seguir em frente.
2. Criar um balde de palavras de afirmação
Uma boa dica para aumentar a autoestima é anotar em pedacinhos de papel suas qualidades e objetivos de vida, principalmente os que já foram alcançados. Veja alguns exemplos:
- Sou feliz por não estar sozinho;
- Sei desenhar muito bem;
- Sou uma pessoa dedicada e esforçada;
- Já consegui aprender a ler e a escrever, posso muito mais;
- Já sei cozinhar alguma coisa;
- Gosto muito das minhas unhas, cor do cabelo ou dos olhos.
Coloque estes pedacinhos de papel dentro de um frasco e leia um deles sempre que se sentir triste e cabisbaixo. Dentro deste frasco também podem ser colocadas frases que podem te estimular a seguir em frente, fotos de bons momentos e de suas vitórias pessoais.
3. Fazer atividades que gosta
Fazer atividades, como ir para academia, aprender a dançar, cantar ou tocar um instrumento musical, aumentam a segurança e proporcionam o convívio social, sendo uma boa desculpa para sair de casa, se vestir melhor e se sentir bem consigo mesmo.
4. Adotar a postura do Super-Homem
Adotar uma postura correta melhora a qualidade de vida, pois permite que a pessoa se sinta mais assertiva, confiante e otimista. A pose do Super-Homem, com as mãos na cintura e peito estufado, olhando para o horizonte, deve ser mantida por dois a cinco minutos. Estudos mostram que a postura estimula a produção de testosterona e diminui o cortisol, o hormônio do estresse. A dica é repetir todos os dias, ou minutos antes de uma situação que esteja te deixando ansioso (uma apresentação, por exemplo).
5. Cuidar da saúde
Se alimentar bem, comendo alimentos saudáveis, e fazer algum tipo de atividade física também são uma boa forma de aprender a gostar mais de si mesmo e do que vê no espelho. Prefira frutas ao invés de doces, e pão no lugar de biscoitos recheados. Troque as comidas gordurosas ou fritas por algo mais nutritivo e, em pouco tempo, você deve começar a se sentir melhor e com mais disposição.
6. Fazer as pazes com o espelho
Sempre que se olhar no espelho procure focar sua atenção nas suas características positivas, sem perder tempo com os aspectos negativos da sua imagem. Se realmente não estiver satisfeito com o que vê no espelho ao acordar, você pode dizer “eu consigo melhorar”, e depois de tomar banho e se vestir, voltar ao espelho e dizer “eu sabia que conseguia, já estou muito melhor agora.”
7. Vestir sua roupa preferida
Quando precisar sair de casa e não estiver muito feliz com sua imagem, vista uma roupa que te faça se sentir realmente bem. Isso pode beneficiar sua autoestima, uma vez que a aparência exterior é capaz de mudar nosso interior.
Além disso tudo, é preciso aprender a rir, até de si mesmo, porque o bom humor tira o peso dos nossos ombros e nos faz seguir em frente com força, coragem e fé. Fazer algo de bom por outra pessoa ou pela sociedade também ajuda a melhorar a autoestima porque podemos nos sentir valorizados e importantes. Existem várias formas de ajudar o outro, seja auxiliando a atravessar a rua ou sendo voluntário.
[ad_2]
Source link