aprenda a fazer a dieta macrobiótica para emagrecer

Publicidade

[ad_1]

A dieta macrobiótica tem uma forte base vegetariana e ajuda a emagrecer porque estimula o consumo de alimentos considerados neutros, como arroz integral, vegetais, frutas e sementes. Essas opções têm baixas calorias e promovem saciedade. Por outro lado, deve-se evitar alimentos com forte energia Yin e Yang, como carnes, açúcar e álcool. As comidas Yin, como aveia, milho e pimenta, são “frias e passivas”. Em contrapartida, os alimentos Yang. como camarão, atum e mostarda, são “salgados, quentes e agressivos”.

Esta dieta associa os benefícios da comida com os efeitos que ela traz sobre a mente, as emoções e a fisiologia do corpo, combinando a mudança dos hábitos alimentares com alteração no estilo de vida como um todo.

Alimentos permitidos

Os alimentos permitidos na dieta são os que contêm energia neutra, não tendo Yin nem Yang fortes para o corpo e para a mente, como:

  • Cereais integrais: aveia, arroz integral, macarrão integral, quinoa, milho, trigo sarraceno, painço;
  • Leguminosas: feijão, lentilha, grão-de-bico, soja e ervilha;
  • Raízes: batata doce, inhame, macaxeira;
  • Verduras;
  • Algas marinhas;
  • Sementes: chia, gergelim, linhaça, girassol, abóbora;
  • Frutas.

Alguns produtos animais também podem ser consumidos com uma menor frequência, como peixes de carne branca ou aves que não tenham sido criadas em cativeiro.

Alimentos proibidos
Publicidade

Os alimentos proibidos têm forte energia Yin e Yang, levando ao desequilíbrio do corpo e da mente e, por isso, devem ser evitados. Dentre eles estão:

  • Carnes: carne vermelha, de aves criadas em cativeiros e de peixes escuros, como salmão;
  • Leite e derivados, como queijos, iogurtes, requeijão e creme de leite;
  • Bebidas: café, chá cafeinado, bebidas alcoólicas e energéticos;
  • Outros: açúcar, chocolate, farinha refinada, pimentas muito picantes, produtos químicos e alimentos com conservantes.
Como preparar os alimentos

O cozimento dos alimentos deve ser feito em pouca água, para manter o máximo de nutrientes e energia dos vegetais, sendo proibido usar micro-ondas e panelas elétricas.

Além disso, deve-se tentar aproveitar o máximo dos alimentos, evitando retirar cascas e sementes que podem ser consumidas. O uso de temperos também deve ser moderado para não aumentar a sede e obter o máximo do sabor natural dos alimentos.

Outros cuidados para seguir dieta macrobiótica

Além da escolha dos alimentos, outros cuidados também devem ser tomados para manter o equilíbrio da dieta, como estar concentrado durante a refeição, atento ao ato de comer e mastigar bem os alimentos para auxiliar a digestão.

Além disso, o prato deve ser formado principalmente por cereais como arroz integral, quinoa e macarrão integral, seguido por leguminosas como feijão e ervilha, raízes como batata doce, verduras, algas marinhas, sementes e 1 a 3 frutas ao longo do dia.

Publicidade

Cardápio da dieta macrobiótica

A tabela a seguir traz um exemplo de cardápio para 3 dias de dieta macrobiótica:

Refeição Dia 1 Dia 2 Dia 3
Café da Manhã leite de amêndoas com 3 colheres de granola sem açúcar Chá de camomila com gengibre + biscoitos integrais de arroz e pasta de amendoim integral leite de amêndoas com pão integral caseiro
Lanche da Manhã 1 banana + 1 col de sopa de aveia 2 fatias de mamão com 1/2 col de farinha de linhaça 2 col de sopa de sementes de abóbora
Almoço/Jantar Arroz integral cozido com algas, cogumelos e legumes Robalo ao forno com legumes grelhados e azeite Sopa de legumes
Lanche da Tarde Iogurte de soja com biscoitos integrais e geleia sem açúcar pão caseiro com tofu e chá Salada de frutas com aveia

É importante lembrar que toda dieta deve ser feita com acompanhamento de um nutricionista, respeitando a fase de vida e as necessidades nutricionais de cada indivíduo.

Por ser uma dieta que restringe muitos grupos de alimentos, como carnes e leite, a dieta macrobiótica pode acabar levando a carências nutricionais, devendo ser orientada por um nutricionista para obter um melhor equilíbrio para a saúde.

Além disso, ela é contraindicada para mulheres grávidas, crianças e pessoas que estão se recuperando de doenças graves ou cirurgias, pois pode dificultar o crescimento e desenvolvimento corporal ou prejudicar a recuperação do organismo.

Com informações do portal Tua Saúde

[ad_2]

Source link

Publicidade