Biden sobre tensão na Ucrânia: “Coisas podem enlouquecer rapidamente”
[ad_1]
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, fez uma apelo para que os cidadãos americanos deixem a Ucrânia imediatamente. Além disso, emitiu alguns alertas para a tensão entre o país e a Rússia.
O temor do líder da maior potência mundial é de que as coisas “saiam do controle rapidamente” devido à ameaça de uma invasão russa.
“Os cidadãos americanos deveriam sair agora. As coisas podem acelerar rapidamente”, declarou Biden durante uma entrevista para a NBC News, gravada na quinta-feira (10/2).
Ele citou o número de soldados que a Rússia deslocou para a região da fronteira com a Ucrânia: 100 mil. “Não é como se estivéssemos lidando com uma organização terrorista. Estamos lidando com um dos maiores exércitos do mundo. É uma situação muito diferente e as coisas podem enlouquecer rapidamente”, frisou.
Biden descartou novamente a ideia de enviar soldados à Ucrânia, nem mesmo para ajudar a retirar os cidadãos americanos em caso de invasão.
“Isso seria uma guerra mundial. Quando os americanos e os russos começam a atirar uns nos outros, entramos num mundo muito diferente”, afirmou Biden.
A Casa Branca aprovou um plano para os quase 2 mil soldados americanos na Polônia para ajudar os americanos que podem tentar evacuar a Ucrânia se a Rússia invadir, de acordo com duas autoridades americanas familiarizadas com o assunto.
As forças dos EUA não estão atualmente autorizadas a entrar na Ucrânia se uma guerra estourar e não há planos para eles conduzirem uma operação de evacuação de não combatentes semelhante à operação dos EUA no Afeganistão no verão passado.
[ad_2]
Fonte Notícia
