Chevalier d’Éon: a espiã transgênero do século 18 que desafiou a coroa francesa

Publicidade

Crédito, Inpho

Legenda da foto,

D’Eon em retrato pintado por Jean-Laurent Mosnier (1791)

“Deve-se reconhecer sem dúvida que é a pessoa mais extraordinária da época… não vimos ninguém que tenha reunido tantos talentos militares, políticos e literários”, afirmou a publicação britânica The Annual Register do ano de 1781, ao fazer referência à senhora que aparece retratada acima com a Grã-Cruz da Ordem Real e Militar de São Luís da França.

Trata-se de Chevalier d’Éon (cavaleiro d’Éon), um célebre, carismático, talentoso e intrigante soldado, diplomata e espião do século 18, que despertou o fascínio de seus contemporâneos.

E se você já está confuso com o uso tanto de pronomes femininos como masculinos, explicamos: D’Éon viveu abertamente como homem e mulher na França e na Inglaterra em diferentes fases da vida, atraindo o interesse público e a atenção da coroa francesa.

Publicidade

Embora resgatar sua história não seja fácil, pois está repleta de relatos conflitantes, especulações e rumores, sua biografia A vida militar, política e privada de Mademoiselle. d’Eon, e correspondências pessoais que resistiram ao tempo, oferecem uma série de informações em primeira pessoa.

Fonte Notícia: www.bbc.com

Publicidade