Cientistas chineses conseguiram fazer vidro mais resistente que diamantes
[ad_1]
Fazer vidro é uma técnica muito antiga que se perpetuou ao longo dos anos, mas no nível atômico, é uma confusão de átomos, tornando-o vulnerável a distorções e rachaduras. Entretanto, os químicos estão trabalhando de modo a organizar todos esses átomos, para fortalecer o vidro ao nível de ser comparado com os diamantes.
A equipe de cientistas da Universidade Yanshan, na China, descobriu a proporção crítica de carbono cristalizado e amorfo necessária para fazer vidro com propriedades notáveis. Esse trabalho resulta em uma qualidade altíssima de potência, que não enfraquece sob forte pressão.
As propriedades de um material se baseiam, acima de tudo, na maneira em que seus blocos de construção se conectam. A resistência dos diamantes é determinada com base nas quatro ligações que seus átomos de carbono fazem uns com os outros. Mesmo que essas ligações constituam uma ponte sólida, não permitem que nenhum elétron fique sobrando no transporte das correntes, tornando, assim, o diamante um isolante.
Leia a matéria completa no site do Só Científiica.
[ad_2]
Source link