Cistos: o que são e quando representam perigo

Publicidade

  • Cristiane Martins
  • De Londres para a BBC News Brasil

Crédito, Getty Images

Legenda da foto,

Presença de cisto no ovário é comum e não costuma apresentar sintomas. Mas quando eles aparecem, pode haver vontade de urinar o tempo todo, dor durante relação sexual, dor pélvica, barriga inchada, constipação, sensação de inchaço, mesmo comendo pouco

Um cisto é uma espécie de cápsula encontrada em órgãos ou tecidos do corpo humano que geralmente é benigna, não causa sintomas e costuma ser achada sem querer. Mas há os chamados cistos complexos, que podem se tornar malignos. Há dezenas de tipos e causas possíveis para o surgimento deles e, na maioria das vezes, não há necessidade de tratamento.

Entre os mais comuns estão o cisto folicular ovariano, o epidérmico, o renal, o mamário e o de tireoide. Estima-se, por exemplo, que uma em cada três mulheres terá cisto no ovário em algum momento de sua vida.

Há dois tipos de cisto de ovário. Um chamado de cisto ovariano funcional, relacionado ao ciclo menstrual, presente em mulheres em idade fértil e que costuma ser inofensivo e rápido. Outro chamado de cisto ovariano não funcional, que tem a ver com o crescimento celular anormal e que não está relacionado ao ciclo menstrual e frequentemente não desaparece naturalmente. Ou seja, pode demandar tratamento.

Publicidade

Antonio Siciliano, diretor do setor de diagnóstico por imagem do Richet e especialista em Radiologia e Diagnóstico por Imagem, membro titular do Colégio Brasileiro de Radiologia (CBR), explica em entrevista à BBC News Brasil que há quatro tipos principais de cistos:

Fonte Notícia: www.bbc.com

Publicidade