Mundo

Colômbia: acadêmica e ex-empregada doméstica negras disputam vice-presidência

Curso Código Milinário

  • Marcia Carmo
  • De Buenos Aires para a BBC News Brasil

Crédito, Reuters

Legenda da foto,

Castillo e Márquez nasceram na mesma região do país, mas têm perfis bastante diferentes

Duas mulheres negras disputam a vice-presidência da Colômbia no segundo turno da eleição presidencial, que acontece neste domingo (19/06).

De um lado, está a ex-empregada doméstica, advogada feminista e ativista pelo meio ambiente e contra o racismo Francia Márquez, que integra a chapa do político de esquerda Gustavo Petro.

De outro, a doutora em educação e ex-vice-reitora da Universidade Minuto de Dios (Minuto de Deus) Marelen Castillo, parte da coligação do empresário Rodolfo Hernández, um empresário e ex-prefeito que se apresenta como “outsider” da política e acabou surpreendendo na reta final do primeiro turno.

Márquez e Castillo vêm de cidades da área do Pacífico colombiano, no departamento de Cauca, reduto histórico de afrocolombianos. Uma área conhecida tanto pelas belezas naturais e pelo turismo quanto pelos desafios dos tempos da guerrilha — entre eles a questão da pobreza e dos “desplazados”, aqueles que se veem sem alternativa a não ser deixar suas casas e territórios diante da criminalidade.

Fonte Notícia: www.bbc.com

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo