Como 1ª Guerra Mundial impulsionou direitos das mulheres

Publicidade

[ad_1]

  • Julia Braun
  • Da BBC News Brasil em São Paulo

Legenda da foto,

À medida que mais mulheres começaram a trabalhar em escritórios, elas passaram a receber também treinamento em contabilidade e outras funções administrativas

A 1ª Guerra Mundial foi responsável por impulsionar muitas mudanças. A transformação do papel da mulher na sociedade foi uma das mais profundas.

Isso aconteceu principalmente porque, na Europa e nos Estados Unidos, mulheres deixaram de exercer exclusivamente a função de mãe e esposa que lhes era designada até então e, nos países mais afetados pelo conflito, foram chamadas a assumir os postos de trabalho dos homens convocados para a guerra.

Ao passarem a ocupar espaços que antes lhe eram restritos, as mulheres ganharam mais força e, nos anos que seguiram o fim do confronto, conquistaram o direito ao voto em países como Alemanha, Reino Unido e Estados Unidos.

Publicidade

“Muitos acreditavam que os quatro anos de guerra liberaram as mulheres dos velhos moldes e estereótipos e lançaram as bases para salários mais altos, melhores empregos e melhores condições de trabalho”, escreveu a jornalista e autora Lettie Gavin em seu livro ‘American Women in World War I: They Also Served’ (Mulheres Americanas na Primeira Guerra Mundial: Elas Também Serviram, em tradução livre).

[ad_2]

Fonte Notícia

Publicidade