Como desobstruir sua linha de esgoto main

Publicidade

[ad_1]

Neste artigo:

Conselhos de especialistas passo a passo sobre como desentupir um cano de esgoto entupido, incluindo a remoção de raízes de árvores e bloqueios.

Sua linha de esgoto principal é a linha de drenagem primária que sai de sua casa. Se você estiver experimentando drenos lentos, odores desagradáveis ​​​​de água parada dentro da linha de drenagem e transbordamentos prejudiciais, isso pode indicar um bloqueio na linha de esgoto principal.

Publicidade

Se você identificou um possível entupimento em sua linha de esgoto principal, você pode contratar um encanador para cobrir a linha, ou faça você mesmo seguindo os seis passos simples abaixo.

O que você precisará:

+

Encontre encanadores pré-selecionados perto de você

  • Uma ferramenta serpenteante ou máquina de limpeza de drenos: Uma cobra, também conhecida como broca de drenagem, pode ser comprada ou alugada em sua loja de ferragens local.
  • EPI adequado, como óculos de segurança e luvas de borracha ou para serviço pesado
  • Uma chave de plugue de limpeza
  • Uma lona ou cobertura de plástico para proteger a área circundante
  • Uma mangueira de jardim

Passo-a-passo: Como serpentear a linha de esgoto

Aqui estão os passos básicos para serpentear um cano de esgoto.

Publicidade

1: Identifique um ponto de acesso ao seu sistema de esgoto

Um ponto de acesso típico seria a limpeza de esgoto, geralmente localizada em seu porão ou do lado de fora, a poucos metros da residência. Uma limpeza de esgoto é um cano tampado que se conecta à linha de esgoto principal da sua casa. Você provavelmente verá um plugue de latão na base da limpeza chamado plugue de limpeza. Este plugue é uma tampa ou tampa usada para fechar um cano de limpeza de dreno e evitar que gases perigosos de esgoto voltem para dentro de casa.

limpeza do cano de esgoto e cotovelo na pilha de encanamento da casa
Uma limpeza de esgoto é um cano tampado que se conecta à linha de esgoto principal da sua casa. Oatey Co.

2: Remova o bujão de limpeza do tubo de drenagem

Depois de identificar sua limpeza, geralmente é fácil desparafusar o plugue de limpeza girando-o no sentido anti-horário com uma chave inglesa ou alicate de trava. No entanto, se você possui uma casa mais antiga, pode enfrentar um plugue enferrujado. Nesse caso, use uma chave de plugue de limpeza com uma alça longa para alavancagem extra para soltar o plugue. Esta chave universal acomoda vários tamanhos e configurações de plugues, permitindo que você solte e remova seu plugue de limpeza com facilidade.

alicate de bloqueio de canal aperte o plugue na limpeza
Alicates deslizantes ou uma chave de limpeza podem ser usados ​​para soltar e apertar o plugue em uma limpeza. Segure o alicate assim ao apertar o plugue, mas vire-o ao afrouxar. Oatey

3: Lentamente alimente a cobra de drenagem de esgoto no cano

Antes de alimentar a cobra no cano de esgoto, certifique-se de colocar o EPI adequado, como luvas de cobra e óculos de segurança. Colocar uma lona também protegerá a área circundante de detritos e resíduos.

máquina de trado de drenagem sendo empurrada para dentro do tubo de drenagem
O sem-fim de drenagem é alimentado lentamente na limpeza do tubo de esgoto. Creative Commons

É importante usar uma cobra de drenagem destinada a ser usada na linha de esgoto principal, em vez de uma cobra menor, normalmente usada para desentupir uma pia de cozinha ou banheiro. Procure o tamanho adequado do cabo e da cabeça, com base no diâmetro do tubo. A maioria das linhas de esgoto serão tubos de 3 a 4 polegadas de diâmetro (a linha de esgoto principal pode ser maior em edifícios comerciais). Uma regra prática padrão é usar um cabo com pelo menos ¾ de polegada a 1 polegada de diâmetro.

Dois tipos de máquinas de drenagem de esgoto estão disponíveis: alimentação manual ou alimentação automática. Equipado com um pedal de controle ou alavanca de alimentação para controlar a direção e a velocidade do cabo, a máquina de alimentação automática é mais rápida e fácil de manusear do que alimentar o cabo manualmente no ralo.

CUIDADO: Se você não tem experiência em usar uma máquina de limpeza de drenos ou uma cobra de encanamento, contrate um encanador experiente ou uma empresa de limpeza de drenos. Trabalhar com máquinas de drenagem pode ser perigoso, porque o cabo pode se enrolar em um entupimento ou até mesmo voltar, potencialmente causando ferimentos.

Usando uma máquina de alimentação manual ou automática, comece lentamente a alimentar o cabo no dreno até atingir o entupimento. É importante deixar o cabo fazer seu trabalho. Não force o cabo através do entupimento, pois ele pode se enrolar.

É melhor passar o cabo pelo entupimento uma polegada de cada vez. Se ele começar a se prender, mova lentamente o cabo para trás e para frente um pouco para soltar o bloqueio.

4: Certifique-se de que a linha de drenagem esteja limpa

Se o seu cano estiver entupido, o primeiro indicador será água parada. Neste ponto, você já deve ter identificado água parada dentro da limpeza. Quando você começar a limpar o entupimento, a água começará a fluir. Você ouvirá uma grande quantidade de água sendo drenada depois de limpar a linha.

Se a água estiver drenando lentamente, você pode ter perfurado o entupimento, mas não o limpou. Nesse caso, passe lentamente o cabo para trás para chegar na frente do entupimento e, em seguida, passe o cabo por ele novamente. Repita este processo se a água ainda estiver drenando lentamente ou até ouvir a água fluindo.

Quando a água estiver fluindo, ligue uma ou duas luminárias em sua casa para obter mais água fluindo através da linha de várias direções para garantir que o entupimento não tenha se movido mais abaixo na linha.

Você também pode usar uma mangueira de jardim para adicionar mais água pelo cano ou limpar o cabo enquanto remove os detritos restantes presos no cano.

5: Recupere o cabo sinuoso

Quando tiver certeza de que a linha está livre, recupere lentamente o cabo. Use um pano para limpar a sujeira do esgoto enquanto enrola o cabo. (Um pano também reduzirá a quantidade de detritos que saem do cabo enquanto ele gira.) Serpentear um dreno é sempre uma bagunça, mas um pano e uma lona ajudam a reduzir a bagunça.

6: Substitua o plugue de limpeza

Quando você limpar com sucesso o entupimento no cano de esgoto, lembre-se de substituir o bujão de limpeza. Aperte-o no sentido horário e aperte-o.

Faça a manutenção regular do esgoto

Quase todo proprietário já lidou com um ralo entupido. Resolver o problema geralmente requer serpentear o ralo, mas nem sempre. Às vezes, o problema é muito pior do que você imagina e pode resultar em um caso caro em alguma data futura, como pagar um encanador ou serviço de limpeza de ralo acima de US $ 500 para limpar sua linha.

A melhor maneira de evitar grandes despesas é implementar um programa de manutenção de esgoto, incluindo a identificação de causas de uma linha de esgoto entupida e como evitá-los. Algumas práticas preventivas incluem prestar atenção ao que você joga no vaso sanitário, usar coadores de alimentos ou coletores de cabelo, lavar os ralos uma vez por mês, etc.

Raízes de árvores em linhas de esgoto

Você pode ter identificado raízes como a causa de sua linha de esgoto entupida. Lidar com esse tipo de entupimento envolve algumas etapas diferentes.

As raízes do lado de fora do tubo encapsularão o tubo, criando pressão que fará com que o sistema sanitário entre em colapso e desligue. Nesse ponto, a única solução é desenterrar a linha de esgoto, custando milhares de dólares, dependendo da localização.

raízes separaram um cano de esgoto
A intrusão de raízes é um dos problemas mais prejudiciais em um sistema de esgoto. Se não for tratada, pode eventualmente levar a um colapso completo do sistema de esgoto. Oatey Co.

Alguns métodos comuns de remoção de raízes

  • Remoção mecânica: Uma vez que você ou seu empreiteiro identifique atividade severa de raízes em uma linha de esgoto, as raízes devem ser removidas com uma ferramenta mecânica de remoção de raízes.

Cortadores, bicos, máquinas de cabos e jateadores são frequentemente usados ​​para bloqueios severos. Serpenteando a linha com um cortador de raízes é uma das maneiras mais comuns de remover raízes.

entupimento de raiz no tubo é limpo com produto químico destruidor de raiz
Um produto químico destruidor de raízes aderirá à massa da raiz e efetivamente matará e eliminará os bloqueios da raiz. Oatey Co.

Embora os tratamentos químicos matem as raízes e as impeçam de crescer se usados ​​de forma consistente, eles não resolverão imediatamente o problema. É necessário primeiro limpar mecanicamente o bloqueio após a intrusão da raiz ter sido identificada. Essa remoção garantirá que os produtos químicos possam fluir efetivamente pela linha de esgoto e aderir à massa da raiz.

Sobre o autor: Sean Comerford é Gerente de Aplicações Técnicas na Oatey Co. Ele é um comerciante de terceira geração com quase 20 anos de experiência em encanamento, inclusive atuando como encanador principal para trabalhos de nova construção comercial/residencial, serviços e proteção contra incêndio. Ele possui uma Licença de Proteção contra Incêndios do Estado de Ohio para Sprinklers e Standpipe.

[ad_2]

Publicidade