Como deve ser introdução alimentar de bebês – e os riscos de dar comida antes do 6º mês

Publicidade

Crédito, Getty Images

Legenda da foto,

OMS recomenda aleitamento materno até os 2 anos ou mais e exclusivo até os primeiros seis meses de vida

“Cara, um bebê de 2m (2 meses) morreu pq a mãe dava caldinho de feijão com angu e necrosou o intestino (nem cirurgia adiantou), a “pediatra” mandando mãe tirar o peito e dar ninho + mucilon para bebê de 1m (1 mês) para engordar, vcs não têm noção como é um hospital infantil por conta de vários casos.”

A declaração acima, publicada no Twitter há algumas semanas, viralizou, desencadeando uma onda de comentários — e dúvidas — sobre introdução alimentar dos bebês.

A BBC News Brasil conversou com especialistas para esclarecer alguns dos principais questionamentos das mães — até quando a amamentação deve ser feita? Quando o primeiro alimento diferente do leite deve ser dado e como? A complementação com fórmula é necessária? Mamadeira deve ser usada ou não?

Publicidade

Riscos

Segundo a pediatra Rosângela Gomes dos Santos, presidente do Departamento de Aleitamento Materno da Sociedade de Pediatria de São Paulo (SPSP), o “aleitamento materno deve ser exclusivo até o sexto mês e deve continuar até os dois anos ou mais”.

Fonte Notícia: www.bbc.com

Publicidade