Como foi descoberta fórmula de leite que salva bebês desde 1860

Publicidade

  • Veronique Greenwood
  • BBC Future

Crédito, Getty Images

Legenda da foto,

O leite materno é sempre a melhor opção para a alimentação dos bebês, embora a humanidade venha buscando alternativas para casos de necessidade há milênios

O leite de fórmula (ou fórmula infantil) para bebês vem aparecendo nas manchetes da imprensa norte-americana nos últimos tempos. O fechamento de uma das maiores fábricas do país por contaminação ocasionou uma séria escassez do produto.

Enquanto a Agência de Alimentos e Medicamentos dos Estados Unidos (FDA, na sigla em inglês) procura novos fornecedores do produto no exterior, traz de avião importações de emergência e tenta ajudar a fábrica a retomar a produção, os pais enfrentam dificuldades para conseguir o insumo de que precisam para alimentar os seus bebês.

A situação é surpreendente. Por um lado, ela levanta questões sobre os motivos pelos quais um produto essencial como o leite de fórmula é tão sujeito aos contratempos de um único fabricante. Por outro, muitas pessoas ficaram curiosas para saber como os pais faziam no passado, antes que grandes companhias fabricassem o produto que se tornou parte fundamental de tantas vidas.

Publicidade

Infelizmente, os pais de hoje em dia não são as primeiras pessoas da história a precisar lidar com esse problema. O primeiro leite de fórmula do mercado, o alimento solúvel para bebês de Liebig, foi lançado nos anos 1860, mas as pessoas vêm tentando encontrar alternativas seguras para o leite materno há milênios.

Fonte Notícia: www.bbc.com

Publicidade