Como o lixo pode revelar preferências e mudanças de hábito das pessoas

Publicidade

Crédito, Getty Images

Legenda da foto,

O lixo doméstico pode ser usado para estudar as preferências dos consumidores por determinadas marcas de produtos e muito mais

As coisas que as pessoas jogam no lixo podem revelar de tudo — desde a alimentação desregrada, passando por hábitos sexuais e até segredos da Coreia do Norte!

Boiando sobre o esgoto, retida por um cabo convenientemente longo, lá estava uma pequena rede de pesca. Um funcionário municipal de Baltimore, nos Estados Unidos, inclina a rede suavemente no lodo fétido e retira da superfície seu prêmio tão cobiçado: um preservativo usado.

No final dos anos 1980 (época do auge da epidemia de Aids nos Estados Unidos), uma equipe de especialistas de saúde quis monitorar se as pessoas estavam seguindo as recomendações de praticar sexo seguro. Para isso, eles começaram a contar os preservativos lançados no esgoto, que acabavam nas estações de tratamento. E, no início de 1988, os funcionários estavam encontrando 200 a 400 preservativos todos os dias.

Publicidade

“Claro que não é um trabalho muito agradável, mas é importante”, contou na época à agência de notícias Associated Press um supervisor de monitoramento da Aids da secretaria de saúde local.

Fonte Notícia: www.bbc.com

Publicidade