Como se inscrever no sisu 2022; veja o passo a passo

Publicidade

[ad_1]

O Sistema de Seleção Unificada (SISU) é um dos programas mais populares de acesso ao ensino superior no Brasil. Esse é um programa em que as vagas ofertadas são de universidades públicas, onde não há a cobrança de mensalidade para os estudantes.

As inscrições para o Sisu começam nesta terça-feira, dia 15 de fevereiro de 2022, e podem ser feitas até as 23h59 desta sexta-feira, dia 18 de fevereiro de 2022. Para participar você precisa ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), edição 2021, e obtido nota maior que zero na redação.

Período de inscrições no Sisu 2022/1

Período de inscrições no Sisu 2022.1 é de 15 a 18 de fevereiro

Para se inscrever tenha em mãos o número de inscrição do Enem 2021 e a senha mais atual cadastrada no Enem para efetuar sua inscrição. No site oficial você encontra todas as informações que precisa para ficar por dentro do Sisu.

Cronograma completo do Sisu

Inscrições: 15 a 18 de fevereiro
Resultado: 22 de fevereiro
Matrícula: 23 a 28 de fevereiro
Lista de espera: 22 a 28 de fevereiro (prazo para manifestar interesse).

Antes de começar a se inscrever no Sisu 2022

Candidato precisa confirmar dados antes de se inscrever no Sisu 2022.1
Publicidade

A primeira coisa a fazer é confirmar os dados para o Sisu entrar em contato com você. Depois da atualização você está pronto para começar sua inscrição. Se precisar, você pode alterar esses dados a qualquer momento no próprio site do Sisu.

Como fazer minha inscrição no Sisu 2022

Veja como fazer sua inscrição no Sisu 2022.1

Nesta tela você pode escolher até duas opções de curso. É nesta tela que você vai acompanhar sua inscrição durante todo o processo. Para começar é só clicar em “Fazer inscrição na 1ª opção”.

Pesquisa de vagas do Sisu 2022

Candidatos podem consultar as vagas ofertadas no Sisu 2022.1 por diversos filtros

São apenas 3 passos para concluir sua inscrição. No primeiro passo você pode pesquisar as vagas pelo nome do município, nome da instituição ou nome do curso.

Conhecendo as vagas no Sisu 2022

Veja quais vagas estão disponíveis no Sisu 2022.1 e faça sua escolha

No resultado da busca você conhece os detalhes dos cursos pesquisados. Clique no curso para ver a quantidade de vagas e modalidades disponíveis (ampla concorrência e ações afirmativas). Clique em “Escolher este curso” para continuar. Use os filtros para ver apenas os cursos do seu interesse.

Modalidade de inscrição no Sisu 2022

Candidato precisa ficar atento aos documentos necessários para cada modalidade no Sisu 2022.1

No segundo passo leia atentamente as modalidades disponíveis para o curso, escolha uma das opções na qual pretende concorrer e clique em “Escolher esta modalidade” para continuar. Fique atento às informações de como comprovar as ações afirmativas no momento da matrícula, caso seja selecionado.

Publicidade

Confirmação da inscrição

No terceiro passo confirme os dados do curso que você escolheu para concorrer no Sisu, veja a documentação que será exigida pela instituição no momento da matrícula, caso seja selecionado, e clique em “Confirmar minha inscrição”. Pronto. Inscrição concluída!

Candidato deve clicar no botão ´Confirmar minha inscrição´

Na tela “Minha inscrição” você confere a inscrição que acabou de fazer. Você pode alterar suas opções durante o período de inscrições. Apenas a última alteração será considerada.

Classificação parcial no Sisu

Candidatos podem acompanhar a classificação parcial ao longo da semana

As notas de corte dos cursos e a sua classificação parcial serão divulgadas entre os dias 15 e 18 de fevereiro a partir de 0h. Você pode acompanhá-las durante o período de inscrição para avaliar suas chances. O resultado da chamada regular será divulgado no dia 22 de fevereiro.

Nota de Corte do Sisu 2022

Durante o período de inscrições abertas, de 15 a 18 de fevereiro, o Sisu faz o cálculo, uma vez a cada dia, da nota de corte para cada curso.

A nota de corte nada mais é do que a nota mínima que é exigida para o ingresso em determinado curso superior.

A nota de corte dos cursos do Sisu é definida de acordo com o número de vagas que estão sendo disponibilizadas e, principalmente, a partir das notas dos estudantes que já fizeram a inscrição para o mesmo curso para o qual o candidato demonstrou o seu interesse.

Outra dica importante é saber que, durante os 4 (quatro) dias de inscrição do Sisu, o estudante pode mudar de opção de curso quantas vezes quiser.

Essa mudança na escolha do curso geralmente acontece quando a nota que o estudante tirou no Enem está abaixo da nota de corte do curso de interesse. E isso faz com que o candidato, percebendo que não vai ser classificado para o curso desejado, mude de curso ou opte pelo mesmo curso, mas em uma outra universidade.

Porém, é importante esclarecer que o Sisu somente vai considerar a última inscrição concluída. Ou seja, o último curso pelo qual o estudante selecionou no sistema.

[ad_2]

Fonte Notícia

Publicidade