Cúpula das Américas: Biden defende cooperar com Brasil e Argentina em produção de alimentos

Publicidade

  • Mariana Sanches
  • Enviada da BBC News Brasil a Los Angeles

Crédito, Reuters

Legenda da foto,

Biden afirmou que democracia é ‘ingrediente essencial para o futuro das Américas’

Na abertura da 9ª Cúpula das Américas, em Los Angeles (EUA), na noite desta quarta-feira (08/06), o presidente americano Joe Biden exortou os líderes de Canadá, Chile, Argentina, México e Brasil (os dois últimos ausentes do evento), a trabalharem junto com os EUA para aumentar a produção de alimentos e a exportação.

O tema é urgente já que a Guerra da Ucrânia tirou do mercado 30% do trigo produzido mundialmente além de outros produtos, como o óleo de girassol. Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), cerca de 49 milhões de pessoas estão à beira da fome em 43 países diferentes em decorrência do conflito.

Biden mencionou ainda uma cooperação para aumentar a produção e melhorar o transporte de fertilizantes no continente. A pauta é prioritária para o Brasil, que tem a Rússia como principal fornecedor do produto e enfrenta escassez do material, o que pode impedir o país de aumentar sua safra de grãos.

Publicidade

Embora tenha confirmado sua presença na Cúpula, Jair Bolsonaro não se deslocou aos EUA a tempo de prestigiar a abertura do evento. Ele estará apenas nas sessões plenárias de 9 e 10 de junho.

Fonte Notícia: www.bbc.com

Publicidade