Educação

É possível acumular benefícios oferecidos pelo governo?

Curso Código Milinário

[ad_1]

O Auxílio Brasil é um programa social de transferência direta e indireta de renda, criado pelo Governo Federal no ano de 2021. Destina-se a 18 milhões de brasileiros que vivem numa situação de extrema pobreza, para que consigam superar tal situação.

Já o Benefício de Prestação Continuada é a garantia do salário mínimo mensal, ao idoso com mais de 65 anos ou à pessoa deficiente de qualquer idade.

Veja mais em: É possível receber Auxílio Brasil, Vale-gás e Tarifa Social ao mesmo tempo?

Mas a dúvida que reside é: é possível receber o Auxílio e o BPC ao mesmo tempo?

Auxílio Brasil e BPC

O auxílio Brasil beneficia cerca de 18 milhões de brasileiros em situação de extrema pobreza. Ele foi surgiu como substituição do antigo Bolsa Família e os beneficiários recebem uma quantia de R $400,00 por mês.

Algumas pessoas que estão sendo beneficiadas por esse auxílio alegam que têm ajudado bastante na renda mensal da família, porém, ainda não é o bastante.

As famílias que recebem o auxílio são aquelas que possuem renda per capita de R$ 100 a R$ 200,00 por mês. Assim, para receber, basta comprovar a renda e se inscrever no cadúnico na prefeitura bairro.

Enquanto o auxílio é pago pela Caixa Econômica Federal, o BPC é pago pelo INSS. Ele é garantido na Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS), é voltado para pessoas com deficiência e idosos acima de 65 anos.

É possível receber os dois auxílios ao mesmo tempo? 

De acordo com o Ministério da Cidadania, nada impede que a família acumule os dois benefícios, contudo, é preciso que haja a comprovação da situação de vulnerabilidade social.

Como já dito, para receber o auxílio é preciso comprovar a renda por pessoa, a composição familiar e ter o nome inscrito no Cadúnico. Somente assim é possível ter acesso ao programa do Governo Federal.

Não há impedimento, porém , é importante lembrar que, o BCP é o pagamento de um salário mínimo mensal. Ou seja, ele tende a elevar a renda per capita de cada família, caso um dos integrantes seja beneficiado e dificulte o acúmulo dos benefícios.

[ad_2]

Fonte Notícia

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo