Mundo

Embaixada pede que brasileiros em Kiev deixem a capital com urgência

Curso Código Milinário

[ad_1]

Nesta terça-feira (1º/3), em seguimento aos avisos publicados anteriormente, a Embaixada do Brasil recomendou a todos os cidadãos brasileiros que ainda estão em Kiev que busquem deixar a capital com urgência, em direção às fronteiras com a Polônia, Romênia ou fronteira norte da Moldávia, preferencialmente ainda hoje.

Em nota, o órgão informou que tem publicado no grupo do Telegram informações sobre horários de trens em funcionamento na capital ucraniana. “Recorda-se da necessidade de dirigir-se à estação central de Kiev antes do início do toque de recolher às 20h”, diz o documento.

“Aos que possuem carros, as rodovias que levam em direção à Polônia estão relativamente seguras”, afirmou a Embaixada brasileira.

Para aqueles que se encontram em outras cidades da Ucrânia, foi recomendado que se avalie as condições pessoais de segurança e, caso seja possível, procurem embarcar em um trem para a fronteira mais próxima, informando a embaixada de seu deslocamento.

De acordo com a instituição, brasileiros que estejam nas cidades de Kharkiv e Kherson devem permanecer onde estão, buscar abrigo seguro e manter as autoridades brasileiras informadas.

0

Brasileiros na Ucrânia

Ministério das Relações Exteriores do Brasil afirmou, nesta terça-feira (1°/3), que até o momento mais de 100 brasileiros saíram da Ucrânia e foram para países fronteiriços, sobretudo Polônia e Romênia. Segundo o Itamaraty, pelo menos outros 15 estão próximos à fronteira e devem sair do país ao longo do dia.

Ainda constam, segundo a pasta, cerca de 80 brasileiros, registrados na lista da embaixada brasileira em Kiev, que permanecem em solo ucraniano e têm interesse em sair do país.

0

A comunidade brasileira na Ucrânia, antes do conflito, era estimada em aproximadamente 500 pessoas.

O Itamaraty destaca que as embaixadas do Brasil em Bucareste, na Romênia, e em Varsóvia, na Polônia, prestam apoio em localidades próximas à divisa com a Ucrânia. O objetivo é auxiliar o deslocamento seguro de brasileiros até as capitais daqueles países.

[ad_2]

Fonte Notícia

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo