Enem 2021: ‘Começar pelo exercício mais fácil’ e outros erros comuns de alunos em provas, segundo a ciência

Publicidade

[ad_1]

  • Paula Adamo Idoeta – @paulaidoeta
  • Da BBC News Brasil em São Paulo

Crédito, PA Media

Legenda da foto,

Nem sempre nossas estratégias usadas em provas têm embasamento científico ou são eficazes para o aprendizado

*Reportagem publicada originalmente em 26 de outubro de 2019 e atualizada em 1° de julho de 2021, com as datas do Enem 2021

Estudar horas a fio na noite anterior à prova e começar o exame pelo exercício mais fácil são estratégias comumente usadas por muitos estudantes, em especial em tempos de Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) – cujas inscrições estão abertas até 14 de julho, para provas que serão realizadas em 21 e 28 de novembro -, vestibulares e provas finais.

Mas será que essas estratégias realmente nos fazem aprender ou nos sair melhor nas provas? Um livro de dois pesquisadores americanos e um britânico especializados em neurociência desmistifica algumas táticas de estudo e dá sugestões com embasamento científico para estudar e ir bem nas provas.

Publicidade

“As pessoas muitas vezes pensam, equivocadamente, que se conseguirem reduzir o estresse diante da prova, vão se sair melhor. Mas a razão de seu estresse não é o teste em si, e sim que elas não sabem estudar corretamente nas semanas e meses antes do teste”, argumenta, por e-mail à BBC News Brasil, a pesquisadora Barbara Oakley, uma das autoras do livro Aprendendo a Aprender para Crianças e Adolescentes: Como se Dar Bem na Escola (editora Best Seller).

[ad_2]

Source link

Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *