Energia de Chernobyl está “totalmente” cortada, dizem ucranianos

Publicidade

[ad_1]

O fornecimento de energia e equipamentos de segurança da usina de Chernobyl estão “totalmente” cortados após os ataques russos, segundo informação divulgada pela operadora ucraniana Ukrenergo nesta quarta-feira (9/3).

A central nuclear “está totalmente desconectada da rede de energia elétrica, devido às ações militares dos ocupantes russos. O local não tem mais fornecimento de energia elétrica”, escreveu a operadora no Facebook.

O comunicado explica que os geradores de emergência diesel do local são ligados para fornecer sistemas de energia importantes para a segurança. A produção da energia, porém, será suficiente para apenas 48 horas, e “as operações de combate na região estão impossibilitadas para repor o fornecimento da empresa”.

O conflito entra no 14º dia nesta quarta-feira. Confira imagens dos ataques na Ucrânia: 

0

Mais de 200 técnicos e agentes de segurança estão confinados no local e trabalham há 13 dias seguidos sob vigilância russa.

O diretor-geral do organismo nuclear da ONU, Rafael Grossi, declarou estar “muito preocupado com a situação difícil e estressante do pessoal da planta nuclear de Chernobyl e com o potencial risco para a segurança nuclear”.  Ele reforçou a oferta de viajar ao local para garantir o “compromisso com a segurança” para todas as partes envolvidas.

[ad_2]

Fonte Notícia

Publicidade