Entenda o que é carfentanil, ‘anestésico de elefante’ identificado na cocaína envenenada na Argentina | Mundo

Publicidade

[ad_1]

Visualmente, o produto pode se assemelhar a cocaína em pó ou heroína. No entanto, a droga é 10 mil vezes mais potente que a morfina e 100 vezes mais poderosa que o fentanil, outro opioide que causa muitas mortes em países com alto consumo desse tipo de analgésico, como os EUA.

O carfentanil é tão perigoso que a DEA, a agência americana de combate às drogas, já publicou um comunicado orientando agentes a não manusearem drogas se desconfiarem que contêm essa substância.

“O carfentanil e outros compostos relacionados ao fentanil são um sério perigo para a segurança pública, socorristas, médicos, tratamento e pessoal de laboratório. Essas substâncias podem vir em várias formas, incluindo pó, papel mata-borrão, comprimidos e spray. Podem ser absorvidas pela pele ou inalação acidental de pó no ar”, alerta a DEA.

O manuseio inadequado do carfentanil tem consequências mortais, destaca a agência.

“A dose letal para carfentanil em humanos é desconhecida. No entanto, como observado, ele é aproximadamente 100 vezes mais potente que o fentanil, que pode ser fatal na faixa de 2 miligramas, dependendo da via de administração e de outros fatores”, detalha a DEA.

Publicidade

A recomendação é que só equipe treinadas e devidamente paramentadas com equipamentos adequados mexam com essa droga.

Publicidade

  • diminuição ou parada respiratória
  • sonolência
  • desorientação
  • sedação
  • pupilas fechadas
  • pele úmida

O início dos sintomas geralmente ocorre poucos minutos após a exposição. O atendimento médico deve ser procurado imediatamente. Se inalado, é importante levar a vítima para um local arejado. Se ingerido e a vítima estiver consciente, deve-se lavar os olhos e a boca da vítima com água fria.

Outra medida possivelmente necessária, segundo a DEA, é a administração de naloxona, um antídoto para overdose de opióides.

A administração imediata de naloxona pode reverter uma overdose de carfentanil, fentanil ou outros opióides, embora possam ser necessárias múltiplas doses, explica agência americana.

[ad_2]

Source link

Publicidade