Google vai encerrar atividade de GPS Android para celulares

Publicidade

[ad_1]

Recentemente, o Google anunciou que vai encerrar as atividades do GPS Android para celulares. A modificação já ocorre com o Android 12, de acordo com a confirmação da empresa. Agora, o app será substituído pelo modo de direção do Google Assistente, integrado ao Google Maps.

Leia mais: Instagram vai bloquear mensagens e comentários preconceituosos

O Android Auto, por outro lado, continuará ativo para os veículos que forem compatíveis. O portal especializado XDA Developers informou que o GPS já está exibindo o aviso que deixará de funcionar.

De acordo com a mensagem do aviso, os usuários também estão sendo orientados sobre o que fazer. Neste caso, devem utilizar o modo de direção do Google Assistente, isso para os celulares com Android 12.

Publicidade

Para quem possuir versão anterior do Android, o app de GPS continuará funcionando, por enquanto. 

De qualquer forma, qualquer aparelho com Android 9 ou superior pode instalar o modo direção do Google Assistente. É recomendável que o dispositivo tenha, pelo menos, 4 GB de memória RAM.

A ferramenta possibilita enviar e ler mensagens em voz alta, acionar dispositivos de música e outros. Tudo isso enquanto está na direção, sem precisar desviar o foco do trânsito.

Mais novidades de localização

O Google também começou a trabalhar em uma rede coletiva de dispositivos móveis para localização. A ideia é criar um recurso que facilite a localização de um aparelho celular, tablet ou afins. Isso se o dispositivo possuir sistema operacional Android.

Em junho deste ano foi quando surgiram os primeiros spoilers do projeto “Spot”. Contudo, recentemente, novas informações foram vazadas, incluindo uma prévia do aplicativo do Google.

Publicidade

Como esperado, a ferramenta deve se assemelhar bastante ao app Buscar, da Apple. Neste, um iPhone perdido, por exemplo, pode ser localizado mesmo que esteja desligado. 

O nome do dispositivo do Google é Find My Device (Encontre Meu Dispositivo). Entretanto, ainda não se sabe se este será o título oficial da aplicação. Porém, existe um app Google com o mesmo nome na Play Store. Diante disso, especula-se que o projeto talvez seja apenas uma atualização.

Como já aconteceu com outras “surpresas” que foram descobertas, esta também deve entrar em vigor logo. Os usuários já esperam poder utilizar o localizador Android nos próximos meses. 



[ad_2]

Fonte Notícia

Publicidade