Publicidade

HIV: o que se sabe sobre suposto caso de cura de mulher nos EUA

[ad_1]

  • André Biernath
  • Da BBC News Brasil em São Paulo

Crédito, Getty Images

Legenda da foto,

A mulher, que não teve o nome ou a idade revelados, não apresenta nenhum sinal do HIV há 14 meses, mesmo depois de parar a terapia antirretroviral

Pesquisadores americanos anunciaram na terça-feira (15/2) a terceira possível cura de uma infecção pelo HIV, o vírus causador da aids. Esse é o primeiro caso que envolve uma paciente do sexo feminino.

Durante uma conferência médica realizada em Denver, nos Estados Unidos, especialistas da Weill Cornell Medicine, de Nova York, disseram que utilizaram uma nova abordagem, diferente do que foi feito nos dois registros anteriores de cura.

Em vez de fazer um transplante de medula óssea com células-tronco obtidas a partir de um doador adulto compatível, eles optaram por usar as células-tronco encontradas no sangue do cordão umbilical de um recém-nascido.

De acordo com os responsáveis pelo estudo, isso pode ampliar o número de indivíduos de diferentes origens que se beneficiariam dessa estratégia, já que é possível usar o sangue de cordão umbilical de um doador parcialmente compatível, enquanto que o transplante convencional exige uma similaridade bem maior entre quem está doando e quem está recebendo.

[ad_2]

Fonte Notícia