IFMG terá inscrição do Processo Seletivo 2022 a partir de 4 de outubro

Publicidade

[ad_1]



O Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) divulgou os editais do Processo Seletivo 2022 para ingresso de novos alunos no 1ª semestre letivo do próximo ano.

Forma de seleção

De acordo com o Instituto, por causa da pandemia, permanecerá em vigor a seleção por avaliação de desempenho escolar para candidatos aos cursos técnicos. Para os candidatos à graduação, uma novidade: alguns cursos também contarão com a opção de avaliação de desempenho escolar mais redação on-line, além da usual classificação pelas notas do Enem.

Inscrição

Para 2022, o IFMG terá oferta de vagas em todos os 18 campi. O sistema de inscrição estará disponível para inscrições no período de 4 de outubro a 4 de novembro. O valor da taxa é de R$20.

Isenção de taxa

Publicidade

O prazo para pedidos de isenção da taxa de inscrição será até 18 de outubro, por  meio do site do Instituto.

Cursos técnicos

Serão ofertados cursos técnicos integrados, voltados para os estudantes que concluíram (ou vão concluir o Ensino Fundamental até a data de matrícula) e desejam cursar no IFMG o Ensino Médio integrado à formação técnica. Além isso, há os cursos técnicos subsequentes, destinados a quem já finalizou ou está finalizando o Ensino Médio e procura uma qualificação rápida e prática para entrar no mercado.

A forma de seleção será por meio da análise de desempenho escolar.

  • Candidatos a cursos técnicos integrados: devem incluir no sistema de inscrição cópia de histórico escolar ou documentos válidos correspondentes (ver item 18 do edital nº 55/2021), contendo as notas em Português e Matemática ao final do 7º e 8º anos do Ensino Fundamental, ou ano/série correspondente,
  • Candidatos a cursos técnicos subsequentes devem incluir no sistema de inscrição histórico escolar ou documentos válidos correspondentes (ver item 18 do edital nº 55/2021), contendo notas obtidas em Português e Matemática ao final do 1º e 2º anos do Ensino Médio ou ano/série correspondente.

Cursos Superiores

Para a graduação, o IFMG oferece cursos de bacharelado, tecnológicos e de licenciatura.

A seleção se dará de três formas:

  • Aproveitamento de notas do Enem, de pelo menos um dos últimos 5 anos (2017 a 2021).
  • Análise de Desempenho Escolar mais uma prova de Redação on-line, para alguns cursos e campi especificados no quadro 2, item 8, do edital nº 54/2021. Para tanto, será aceito histórico escolar ou outro documento oficial válido que possa atestar o desempenho escolar do candidato em Português e Matemática ao final do 1º e 2º anos do Ensino Médio ou ano/série correspondente, conforme item 7 do edital nº 54/2021.
  • Sisu 2022 (Sistema de Seleção Unificado), conforme cronograma disponibilizado pelo MEC e edital específico.

Demais informações podem ser conferidas no site do Instituto.

Publicidade



[ad_2]

Fonte Notícia

Publicidade