Invasão da Ucrânia | ‘Parece realidade paralela’: como a TV russa está retratando a guerra

Publicidade

[ad_1]

  • Simona Kralova e Sandro Vetsko
  • BBC Monitoring

Crédito, Getty Images

Legenda da foto,

Mulher em São Petersburgo assiste ao discurso do presidente Putin na TV russa

Não há ilustração melhor da realidade alternativa da guerra na Ucrânia apresentada pela mídia estatal russa do que o ocorrido na terça-feira, 1º/03. Enquanto a TV BBC World abriu seu boletim de notícias com relatos de um bombardeio russo a uma torre de televisão em Kiev, a TV russa estava anunciando que era a Ucrânia a responsável pelos ataques em suas próprias cidades.

O que os telespectadores russos estão assistindo sobre a guerra? Que mensagens eles ouvem na programação diária? A seguir, você confere um retrato do que os cidadãos comuns deste país receberam de informação na terça-feira (1º/03) nas principais estações de TV do país, controladas pelo Kremlin e seus aliados corporativos.

Em geral, a ofensiva não é descrita na mídia russa como uma guerra ou invasão, não há relatos de reveses ou baixas nas forças russas, as vítimas civis são culpa da Ucrânia por supostamente usá-las de escudo humano e comentários políticos são dominados por acusações contra o governo ucraniano (de fake news a violência contra cidadãos das regiões separatistas ligadas à Rússia).

Publicidade

O programa Good Morning (“Bom dia”, na tradução literal para o português) é transmitido no Channel One, canal controlado pelo Estado e um dos mais populares da Rússia. Para um observador casual, a atração não é muito diferente de outros programas televisivos típicos durante o horário do café da manhã encontrados em muitos outros países, com uma mistura de notícias, cultura e entretenimento leve.

[ad_2]

Fonte Notícia

Publicidade