invasão do Talibã acelera e torna dramática evacuação de Cabul

Publicidade

[ad_1]

A tomada de Cabul, capital do Afeganistão, pelo grupo extremista Talibã deu ares dramáticos à evacuação de estrangeiros, funcionários públicos e afegãos com recursos para fugir do país. No aeroporto da capital, fotos postadas nas redes sociais mostram pessoas na beira da pista buscando um avião para embarcar. O presidente do país, Mohammad Ashraf Ghani, foi um dos que deixaram Cabul de avião neste domingo (15/8).

O Talibã retoma à força o poder no Afeganistão 20 anos após a invasão americana. O presidente dos EUA, Joe Biden, enviou um contingente extra de soldados para ajudar na evacuação de aliados. Enquanto a então área segura da capital, a Zona Verde, fica vazia, os guerrilheiros do Talibã já ocupam o Palácio Presidencial e exigem a rendição total do governo.

Publicidade

0

O embaixador da França no Afeganistão, David Martinon, postou neste domingo um vídeo em que se filma num helicóptero, com colete à prova de balas e acompanhado de outros diplomatas civis junto a militares. “Deixando a antiga Zona Verde”, escreveu ele. Veja a postagem:

A jornalista Stefanie Glinski postou em sua conta do Twitter fotos do Aeroporto de Kabul cheio de pessoas na beira da pista buscando uma maneira de deixar o país. Ela disse que as fotos foram tiradas por um amigo que esta tentando fugir. Veja:

A jornalista Joyce Karam, do jornal The National, dos Emirados Árabes Unidos, divulgou imagens da entrada dos extremistas do Talibã no Palácio Presidencial afegão. Veja:

Outro vídeo mostra os guerreiros do Talibã recitando trechos do Alcorão no palácio.

 

Publicidade



[ad_2]

Source link

Publicidade