Jornais suspendem cobertura da guerra após Rússia impor censura

Publicidade

[ad_1]

A rede de televisão Bloomberg News anunciou, nesta sexta-feira (4/3), que suspenderá, temporariamente, o trabalho de seus jornalistas na Rússia. A decisão foi tomada após o presidente Vladimir Putin assinar uma lei que criminaliza a reportagem independente no país.

“Com grande pesar, decidimos suspender temporariamente nossa coleta de notícias na Rússia”, disse o editor-chefe da Bloomberg, John Micklethwaita. “A mudança no código penal, que parece destinada a transformar qualquer repórter independente em criminoso por associação, impossibilita continuar qualquer aparência de jornalismo normal dentro do país.”

A nova legislação do país vai impor pena de prisão de até 15 anos para pessoas acusadas de espalhar “notícias falsas” sobre os militares russos ou pedir sanções contra o país.

Além da Bloomberg, a British Broadcasting Corporation (BBC) também suspendeu as atividades de todos os jornalistas da sucursal da Rússia para preservar a segurança dos profissionais da imprensa.

Publicidade

Um dos últimos veículos de comunicação independentes da Rússia usou seus últimos segundos no ar para mandar uma mensagem: “Não à guerra”. A TV Rain anunciou, nessa quinta-feira (3/3), que sua transmissão seria suspensa indefinidamente após receber intensa pressão por criticar o Kremlin. O canal foi bloqueado temporariamente no início desta semana por “incitar extremismo, abusar de cidadãos russos, causando perturbação em massa da calmaria e segurança do público e encorajando protestos”, segundo o governo russo.

Veja trajetória de Putin, líder russo que ordenou ataque à Ucrânia:

0

 

[ad_2]

Fonte Notícia

Publicidade