O BC divulgou o passo a passo para a solicitação do “dinheiro esquecido”

Publicidade

[ad_1]

Após o Banco Central permitir a consulta de possíveis valores esquecidos em contas bancárias de diversas instituições, estima-se que 28 milhões de usuários possuem saldo e estão aptos para sacar essas quantias.

Visando facilitar o resgate desse “dinheiro esquecido”, a instituição divulgou um passo a passo de como transferir essa quantia para o sistema do Banco Central.

Veja também: Banco Central considera permitir resgate de dinheiro retido em instituições falidas

O “dinheiro esquecido”

Em fevereiro de 2022, o Banco Central comunicou que cerca de R$ 8 bilhões estariam parados em bancos de todo o Brasil. Esses valores ficaram conhecidos como “dinheiro esquecido”, pois provém de contas bancárias antigas que permanecem ativas, mesmo que o titular não seja notificado sobre isso.

Publicidade

A fim de facilitar o resgate, a instituição criou uma plataforma que permite aos usuários verificar a existência de dinheiro.

Como realizar a transferência do dinheiro?

Além do montante a ser recebido, o consumidor também é informado sobre o período em que deve realizar a solicitação de resgate de quantias esquecidas.

E então, segundo o Banco Central, a solicitação de transferência começará no dia 7 de março de 2022 e será feita de forma escalonada. O pagamento deve ser feito pelo banco em até 12 dias após a solicitação pelo site.

Passo a passo para solicitar o montante

Para requerer a devolução, primeiramente, acesse o site valoresareceber.bcb.gov.br.

Em segundo lugar, preencha os campos em branco ou com o CPF e data de nascimento do titular, ou com o CNPJ e a data de abertura da empresa.

Publicidade

O site mostrará se há valores a receber, caso exista, ele ficará disponível na data informada na página inicial para solicitar o resgate.

Por fim, retorne ao site na data indicada, faça o login com o portal gov.br (para fazer o resgate é preciso que a conta no gov.br seja prata ou ouro) e siga as indicações da plataforma.

O resgate será feito de forma escalonada, de acordo com as datas de nascimento ou abertura das empresas.

Quanto a transferência, essa poderá ser feita por Pix, DOC ou TED (podendo ter cobrança de taxas de acordo com as instituições bancárias para transferências via DOC ou TED).

[ad_2]

Fonte Notícia

Publicidade