O que está por trás da dramática foto de afegãos amontoados em avião

Publicidade

[ad_1]

Crédito, US Air Mobility Command

Legenda da foto,

Mais de 600 civis subiram a rampa de carregamento semiaberta do avião em pânico; eles desembarcaram com segurança no Catar

Centenas de afegãos amontoados em um avião militar de carga dos Estados Unidos para fugir de Cabul: uma imagem que ficará para a história. A foto, uma das mais impressionantes da tomada do Afeganistão pelo Talebã, registrou uma cena que aconteceu no domingo (15/8), e circulou em sites de notícias e redes sociais no dia seguinte.

Os rostos olham para a câmera – suas expressões uma mistura de ansiedade e cansaço. São homens, em sua maioria, mas há também algumas mulheres e crianças – até um bebê com uma mamadeira. Eles estão dentro de um avião que normalmente transporta tropas e cargas pelo mundo.

A imagem foi obtida inicialmente pelo site de análise de defesa dos EUA, Defense One, mas foi divulgada pelo escritório de relações públicas do Comando de Mobilidade Aérea dos EUA na terça-feira (17/8).

Publicidade

No domingo (15/8), civis subiram a rampa de carregamento semiaberta do avião em pânico, informou o Defense One citando um oficial dos EUA. A tripulação decidiu que era melhor decolar do que forçar os afegãos a sair do avião. Segundo este oficial, havia aproximadamente 640 civis afegãos no avião. O voo foi de Cabul, capital do Afeganistão, para uma base americana no Catar, onde eles desembarcaram com segurança.

[ad_2]

Source link

Publicidade