o que fazer para aumentar o consumo de fibras

Publicidade

[ad_1]

A ciência tem, cada vez mais, ressaltado a importância do intestino para o funcionamento do corpo. Além da absorção de água e nutrientes, as pesquisas mais recentes mostram a relação do órgão com o cérebro, e sugerem que uma microbiota saudável influencia na saúde mental e na longevidade.

Nesta semana, pesquisadores do King’s College de Londres anunciaram evidências de que a qualidade da flora intestinal pode estar relacionada aos riscos de as pessoas apresentarem Alzheimer no futuro.

Um outro trabalho, publicado na Nature Medicine, revelou que a qualidade da comunidade de bactérias presentes no órgão também está associada à taxa de sucesso de tratamentos contra o câncer.

Uma das dicas mais importantes para manter o intestino saudável é diversificar a alimentação, incluindo mais fibras no prato. As fibras são compostos de origem vegetal que podem ser encontrados em alimentos como frutas, folhas, legumes, grãos e cereais.

“As fibras são a principal fonte de alimentação das bactérias que compõem o nosso bioma intestinal. Fontes variadas garantem a diversidade de bactérias no bioma, o que aumenta a saúde do intestino”, explica a nutricionista Isabela Zago, especialista em Nutrição Esportiva e Fisiologia do Exercício, com clínica em Brasília.

Publicidade

Veja dicas selecionadas por Zago para incluir mais fibras na alimentação diária:

  1. Aumente o consumo de frutas e legumes, se possível crus e com casca. Se não for possível comê-los naturalmente, opte por não cozinhá-los muito;
  2. Acrescente de duas a três colheres de sementes na sua alimentação diária. Gergelim, girassol e linhaça são boas opções;
  3. Farelo de aveia, quinoa em flocos e amaranto possuem grande quantidade de fibras e podem ser usados no preparo de massas;
  4. Além das folhas, aproveite o talo de vegetais como brócolis e couve.

Confira na galeria as melhores dietas para comer saudável:

0

 

[ad_2]

Source link

Publicidade