Os documentos secretos que revelam detalhes de campos de prisioneiros uigures na China

Publicidade

Milhares de fotografias do coração do sistema altamente secreto de encarceramento em massa da China em Xinjiang, bem como documentos que revelam uma política de atirar para matar aqueles que tentam escapar, estão entre os dados hackeados de servidores de computadores da polícia chinesa.

Os Arquivos da Polícia de Xinjiang, como estão sendo chamados, foram passados ​​para a BBC News no início deste ano. Após um esforço de meses para investigá-los e verificar sua autenticidade, eles podem oferecer revelações importantes sobre o tratamento dado a uigures da região e outras minorias.

A publicação desses dados coincide com a recente chegada à China da comissária de direitos humanos das Nações Unidas, Michelle Bachelet, para uma controversa viagem de apuração de fatos na região ocidental de Xinjiang, com críticos preocupados que seu itinerário esteja sob controle rígido do governo chinês.

Publicidade

Os documentos hackeados revelam, com detalhes sem precedentes, o uso pela China de campos de “reeducação” e prisões tradicionais como dois sistemas separados, mas relacionados, de detenção em massa para uigures. Eles colocam em xeque a narrativa oficial da China sobre esses dois sistemas.

Fonte Notícia: www.bbc.com

Publicidade