OSCE confirma que bombardeios em Kharkiv mataram funcionária

Publicidade

[ad_1]

Uma funcionária da Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE) está entre as vítimas dos bombardeios russos à cidade de Kharkiv, a segunda maior da Ucrânia. Os ataques que vitimaram Maryna Fenina ocorreram durante esta terça-feira (1º/3).

Em comunicado, a entidade confirmou o óbito da colaboradora. “Nossas mais profundas condolências vão para a família de Maryna”, disse o presidente em exercício da OSCE e ministro das Relações Exteriores da Polônia, Zbigniew Rau.

A manifestação de pesar foi endossada pela secretária-geral da OSCE, Helga Maria Schmid. “Maryna era um membro valioso da equipe e nossos colegas na Ucrânia permanecem em contato próximo com sua família para oferecer nosso apoio”, prossegue a organização.

De acordo com informações da OSCE, Maryna morreu enquanto buscava suprimentos para a família. “Apesar de sucessivos apelos de toda a comunidade internacional e de toda a OSCE, a operação militar não provocada contra a Ucrânia continua. É preciso acabar imediatamente com as hostilidades e iniciar um diálogo significativo”, cobra a entidade.

0

A OSCE é uma organização de países ocidentais criada com objetivo de difundir e promover os ideais democráticos, os direitos humanos e a liberdade de imprensa na Europa.

Rússia intensifica ataques

Nos últimos dias, a Rússia intensificou a ação de suas tropas e já pressiona ao menos 16 cidades ucranianas. Essas províncias sofrem bombardeios massivos para viabilizar a tomada de poder pelo Exército do presidente russo, Vladimir Putin.

Além de Kharkiv e Kiev, capital ucraniana e coração do governo, Chemihiv, Ivankiv, Zhytomyr, Lviv, Chemowitz, Kherson, Odessa, Mykolaiv, Kamianske, Dnipro, Mariupol, Belgorod, Boryspil e Chernobyl estão sob a mira dos russos.

Nas últimas horas, Kiev, Kharkiv, Kherson e Mariupol enfrentaram as situações mais dramáticas. Civis são o alvo da ação militar, e a Ucrânia já fala em 2 mil mortos.

Os russos sitiaram Kiev, capital ucraniana e centro do governo nacional. O Exército diz ter dominado Kherson durante a madrugada desta quarta-feira (2/3). Um único ataque matou 21 pessoas em Kharkiv.

[ad_2]

Fonte Notícia

Publicidade