Para que ‘serve’ o Enem? Saiba onde e como usar a nota do exame – Notícias

Publicidade

[ad_1]




O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) deve ser realizado nos próximos domingos, dias 21 e 28. Mais de 3 milhões de pessoas vão encarar a maratona de provas, mas para quer serve o exame? Saiba como usar a nota do Enem para conquistar uma vaga em uma universidade no Brasil ou em Portugal ou, ainda, conseguir uma bolsa de estudos.



Publicidade



A proposta inicial para o Enem era a de avaliar a capacidade de raciocínio e o desempenho dos estudantes de ensino médio. A partir de 2009, o MEC (Ministério da Educação) decidiu unificar o processo seletivo das universidades e mudar o currículo do ensino médio.


Na prática, hoje, o Enem é a principal porta de entrada para universidades públicas e privadas que utilizam a nota do exame como forma de ingresso. A nota do Enem também serve como critério de avaliação para o Prouni (Programa Universidade para Todos) e para o Fies (Fundo de Financiamento Estudantil)

Publicidade


Os dois programas exigem que o estudante de escola pública ou bolsistas de escolas particulares tenham tirado a nota mínima de 450 no Enem e que não tenham zerado na redação. O Prouni oferece bolsas de estudo de 50% a 100% em universidades privadas, ja o Fies é um financiamento estudantil.





Para conseguir uma vaga em uma universidade federal, os estudantes devem usar a nota do Enem no Sisu (Sistema de Seleção Unificada), uma espécie de leilão virtual que oferece vagas nas instituições de ensino federais. O Sisu é totalmente automatizado e utiliza as notas do Enem para classificar os participantes. Quanto maior a nota, maior a chance de conquistar uma vaga.


Aqueles que buscam uma vaga em uma universidade fora do país podem usar a nota do Enem para ingressar em uma instituição de Portugal. Por meio de um convênio com o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), mais de 50 universidades aceitam a nota do Enem. Os interessados devem fazer as inscrições ou candidaturas, como eles chamam por lá, diretamente no site das universidades portuguesas.



Como é a prova?



O Enem tem 180 questões objetivas, sendo 90 em cada dia. São 45 itens para cada área de conhecimento. Cada questão tem uma pergunta com cinco alternativas, sendo apenas uma verdadeira.


A organização do Enem divide as provas em quatro áreas de conhecimento:


    1. Linguagens, Códigos e suas Tecnologias: Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol), Artes, Educação Física e Tecnologias da Informação e Comunicação

    2. Ciências Humanas e suas Tecnologias: História, Geografia, Sociologia e Filosofia

    3. Ciências da Natureza e suas Tecnologias: Biologia, Química e Física

    4. Matemática e suas Tecnologias


Os participantes também precisam redigir uma redação dissertativa-argumentativa.


No próximo domingo, 21, os participantes vão responder a 90 questões de Linguagens e Ciências Humanas, além de produzir a redação. A prova começa às 13h30 e termina às 19h. Já no domingo, 28, os participantes respondem a 45 questões de matemática e 45 de ciências da natureza.



[ad_2]

Fonte Notícia

Publicidade