Por que as mulheres jovens estão ganhando mais que os homens em muitas cidades dos EUA

Publicidade

Crédito, Getty Images

Legenda da foto,

Em lugares específicos, mulheres jovens ganham mais que os homens — em alguns casos, até 20% a mais. Por que a desigualdade salarial se inverteu em algumas regiões?

O Estado norte-americano da Virgínia Ocidental é frequentemente lembrado pelas suas minas de carvão e estradas rurais — mas não pelo seu papel nas discussões sobre as disparidades salariais entre os gêneros.

Segundo um novo estudo do think tank (centro de pesquisa e debates) norte-americano Pew Research Center, que analisou dados do censo dos Estados Unidos, a área metropolitana de Morgantown — a terceira maior cidade do Estado, onde fica a Universidade da Virgínia Ocidental — é um dos poucos lugares do país onde as mulheres ganham mais do que os homens.

Naquela região, o salário médio das mulheres trabalhadoras em tempo integral com menos de 30 anos é 14% maior que o salário médio dos homens na mesma faixa de idade. De fato, essa cidade nos Apalaches é a segunda de uma lista de 10 regiões metropolitanas onde as mulheres com menos de 30 anos ganham salários comparativamente maiores — atrás apenas da cidade de Wenatchee, no Estado de Washington.

Publicidade

Nacionalmente, a disparidade salarial entre os gêneros persiste. Em média, as mulheres norte-americanas ganham o equivalente a 82% do salário dos homens. Mas, em 22 das 250 regiões metropolitanas analisadas, os salários das mulheres são iguais ou melhores.

Fonte Notícia: www.bbc.com

Publicidade