Mundo

Por que expressão usada por Piquet para falar de Hamilton é racista, segundo especialistas

Curso Código Milinário

  • Thais Carrança – @tcarran
  • Da BBC News Brasil em São Paulo

Crédito, Getty Images

Legenda da foto,

‘Mentalidades arcaicas precisam mudar e não têm lugar no nosso esporte’, escreveu Lewis Hamilton, após uso de expressão racista pelo ex-piloto Nelson Piquet

O ex-piloto de Fórmula 1 Nelson Piquet, 69, usou um termo considerado racista para se referir ao heptacampeão mundial da modalidade Lewis Hamilton, 37.

Numa entrevista concedida em novembro de 2021, que voltou a circular nas redes sociais, o brasileiro referiu-se ao britânico como “neguinho”, ao comentar um acidente entre Hamilton e o belgo-holandês Max Verstappen, no Grande Prêmio da Inglaterra em julho daquele ano.

“O neguinho meteu o carro e deixou. (…) O neguinho deixou o carro. É porque você não conhece a curva, é uma curva muito alta, não tem jeito de passar dois carros e não tem jeito de você botar o carro do lado. Ele fez de sacanagem”, disse Piquet, que é sogro de Verstappen, namorado de sua filha Kelly Piquet.

A fala gerou ampla repercussão, sendo repudiada pelo próprio Hamilton, pela Fórmula 1, Mercedes, FIA (Federação Internacional de Automobilismo) e dezenas de pessoas nas redes sociais.

Fonte Notícia: www.bbc.com

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo