Mundo

Por que os oceanos importam tanto para a vida na Terra

Curso Código Milinário

Por que os oceanos importam tanto para a vida na Terra

Oceanos cobrem mais de 70% do planeta, geram a metade do oxigênio que respiramos e absorvem mais CO2 do que a atmosfera da Terra.

No entanto, seus ecossistemas e ciclos estão bastante ameaçados pelo aquecimento global, levando a ONU a organizar nesta semana, em Portugal, uma conferência internacional dedicada à proteção oceânica. Embora ela não tenha rodada de negociações, vai elevar a pressão para medidas concretas de defesa da vida marinha nas próximas COPS (conferências climáticas) da ONU.

O secretário-geral da entidade, António Guterres, afirmou que vivemos hoje uma “emergência oceânica”.

“O aquecimento global está levando as temperaturas dos oceanos a níveis recorde, criando tempestades mais fortes e frequentes. Os níveis dos mares estão subindo. Países de ilhas baixas se veem ameaçados pela inundação, assim como qualquer grande cidade costeira do mundo”, afirmou Guterres na abertura da conferência.

Ao absorver o CO2 produzido em excesso pela atividade humana, os oceanos também estão mais ácidos, o que ameaça as cadeias alimentares aquáticas e a capacidade futura de retirar carbono da atmosfera.

Além disso, microplásticos frutos da poluição matam estimados 100 mil animais marinhos e 1 milhão de pássaros aquáticos a cada ano.

Fonte Notícia: www.bbc.com

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo