Por que politização das PMs ameaça democracia, segundo especialistas

Publicidade

[ad_1]

  • Leticia Mori
  • Da BBC Brasil em São Paulo

Crédito, Reuters

Legenda da foto,

Bolsonaro convocou manifestações de apoiadores para 7 de setembro

O coronel da Polícia Militar do Estado de São Paulo Aleksander Lacerda foi afastado do comando da PM nesta segunda (23/08) por desrespeitar o regulamento da corporação e postar publicamente ataques ao STF, ao governador do Estado e convocação para atos bolsonaristas em 7 de setembro.

O fato de um oficial ter perdido o constrangimento de fazer um ato político e manifestar publicamente opiniões antidemocráticas é mais um indício de que o risco de um motim bolsonarista nas policiais estaduais “nunca esteve tão alto”, segundo pesquisadores de segurança política ouvidos pela BBC News Brasil.

As recentes manifestações de Lacerda – e de outros oficiais – “mostram o grau de deterioração político-partidária e ideológica dentro da PM”, diz o pesquisador Renato Sérgio de Lima, presidente do Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

Publicidade

Ele vê como correta a decisão do governador João Doria de afastar o policial do comando da PM no interior, onde era responsável pelo comando de sete batalhões, com 5 mil policiais.

[ad_2]

Source link

Publicidade