Projeto que limita ICMS pode reduzir preços dos combustíveis?

Publicidade

  • Leandro Prazeres
  • Da BBC News Brasil em Brasília

Crédito, Reuters

A Câmara dos Deputados deverá votar na terça-feira (14/6) um projeto de lei que limita a 17% a alíquota do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) que Estados e o Distrito Federal poderão cobrar sobre combustíveis, energia elétrica, transporte coletivo e telecomunicações.

Apesar de ser uma das esperanças do presidente Jair Bolsonaro (PL) para diminuir o custo dos combustíveis e controlar a inflação, o projeto é visto por analistas como uma medida paliativa que não teria condições de conter os preços no longo prazo.

O Projeto de Lei Complementar n° 18/22 foi aprovado em um primeiro turno na Câmara no fim de maio. O texto seguiu então para o Senado, onde também foi aprovado. Como os senadores fizeram alterações ao projeto original, ele precisa ser votado novamente na Câmara. Caso seja aprovado novamente pelos deputados, seguirá para sanção presidencial.

Publicidade

Apesar das mudanças feitas no Senado, o cerne do projeto continua o mesmo: Estados e o Distrito Federal só poderão cobrar até 17% de ICMS sobre itens considerados essenciais como combustíveis, eletricidade, transporte coletivo e serviços de telecomunicação. O ICMS é um tributo cobrado pelos Estados, ou seja, seus recursos vão direto para os cofres estaduais.

Fonte Notícia: www.bbc.com

Publicidade