Mundo

Qual o tamanho e o poder de destruição do arsenal nuclear da Rússia?

Curso Código Milinário

[ad_1]

  • Giulia Granchi*
  • Da BBC News Brasil em São Paulo

Crédito, Getty Images

Legenda da foto,

Veículo submarino Poseidon com armas nucleares – captura de vídeo por Tass, agência de notícias estatal da Rússia

Em menos de uma semana de guerra contra a Ucrânia, o presidente russo Vladimir Putin já emitiu ordem para que seu comando militar coloque as forças nucleares em estado de “alerta especial”, considerado o nível mais elevado.

O movimento aconteceu após o governo russo entender como “declarações agressivas” os comentários com intenções de apoio à Ucrânia feitos por países membros da Otan (aliança militar liderada pelos Estados Unidos) sobre a operação na Ucrânia. A medida foi também uma reação às duras sanções econômicas adotadas contra a Rússia por diversas potências globais.

O número exato de armas nucleares em posse de cada país é um segredo nacional, então as análises são baseadas em estimativas. Embora o compartilhamento dessas informações varie de acordo com cada nação, a maioria divulga os números de seus estoques nucleares.

Estima-se que a Rússia possua mais de 6.000 ogivas nucleares, incluindo cerca de 4.000 em arsenal ativo e o restante em desmantelamento (em processo de serem “desmanchadas”). As ogivas são formas de arma nuclear encapsulada na parte cilíndrica de um foguete, míssil ou projétil.

[ad_2]

Fonte Notícia

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo