quanto tempo para começar a receber o Auxílio Brasil?

Publicidade

[ad_1]

Há duas semanas, o Governo Federal finalizou os pagamentos da 4ª parcela do programa Auxílio Brasil. De acordo com as informações oficiais, um número de aproximadamente 18 milhões de pessoas receberam o valor mensal do benefício no último ciclo de pagamentos. Para o mês de março, por exemplo, ainda não é possível saber quantos poderão receber o dinheiro.

Pelas redes sociais, por exemplo, é possível identificar que, embora o programa Auxílio Brasil já esteja próximo do seu 5º ciclo de pagamentos, ainda existem muitas dúvidas sobre como o novo projeto funciona.

Nesse sentido, talvez a dúvida mais comum seja a questão do processo de inscrição no CadÚnico e, principalmente, sobre o prazo que se leva para começar a receber o benefício. No entanto, o fato é que essa é uma pergunta que não tem uma resposta única para todas as pessoas.

Auxílio Brasil: Nem todos do CadÚnico podem receber o benefício

Em primeiro lugar, é importante esclarecer que as pessoas que possuem um cadastro ativo no sistema do CadÚnico não estão garantidas automaticamente no Auxílio Brasil. Portanto, milhões de cidadãos brasileiros que estão cadastrados nesta lista não recebem o benefício por diferentes motivos.

Publicidade

O principal dos motivos que aqui podem ser exemplificados é o fato de a renda per capita ultrapassar o limite exigido por exemplo. E então, uma vez que o requisito de renda não se encaixa na situação do grupo familiar, a família não pode ser incluída para receber o benefício social. Quando isso acontece, a família pode estar habilitada para outros programas sociais, mas não exatamente para o Auxílio Brasil.

Entretanto, ainda que você entre no sistema do CadÚnico e obedeça a todas as regras básicas do programa, ainda assim, é preciso esperar um pouco mais de tempo. A questão principal é que não existe um prazo fixo para entrar no Auxilio Brasil.

Quem define quando a entrada de novas famílias irá acontecer é o Ministério da Cidadania. É essa a pasta que vai definir se a sua família pode entrar no programa ou não. E então, não há nada que possa ser feito para acelerar todo esse processo. É, definitivamente, uma espera que pode se estender mais para alguns, e menos para outros.

Por exemplo, muitas pessoas se perguntam se vão conseguir entrar no Auxílio Brasil se fizerem a inscrição no CadÚnico o quanto antes. Porém, o fato é que essa é uma pergunta que não é possível de ter uma resposta exata, especialmente por que cada pessoa tem a sua própria situação.

Nesse sentido, há pessoas que serão aceitas de forma mais rápida, enquanto outras pessoas precisarão esperar mais tempo para, de fato, entrar no programa. E, mais do que isso, também há aquelas pessoas que nem mesmo vão conseguir fazer parte do benefício em algum momento, por não atenderem a alguma condição.

Publicidade

CadÚnico: Nova regra da fila de espera do Auxílio Brasil

A situação que concentra as questões de inscrição e fila de espera do CadÚnico é uma consequência de um veto que foi dado pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) em relação ao dispositivo que tornava obrigatório que toda pessoa inscrita no sistema e que obedecesse aos requisitos de renda familiar mensal per capita fosse automaticamente aceita no Auxílio Brasil. Por conta do veto presidencial, há a fila de espera de beneficiários que se inscreveram.

Em resumo, se o dispositivo que foi vetado pelo presidente continuasse a valer, o Governo Federal seria obrigado a inserir todas as pessoas que fizessem a sua inscrição no CadÚnico e se encaixasse nas regras do programa.

Dessa forma, ninguém seria incluído em uma fila de espera, uma vez que a entrada no programa seria automática. Por sua vez, ninguém precisaria ficar esperando um certo período de tempo para enfim começar a receber o Auxílio Brasil, por exemplo. Porém, com a validade do dispositivo, a situação é outra.

Por fim, o que se sabe é que o dispositivo acima explicado não é válido e que, portanto, o Governo Federal, não tem a obrigação legal de fazer o pagamento do benefício social assim que as pessoas entram na fila de espera. Ou seja, a fila de espera pode existir, inclusive por tempo indeterminado. Por isso, como conclusão, temos que não é possível estabelecer um tempo mínimo ou máximo de espera para começar a receber o valor do Auxílio Brasil.

Está precisando um Cartão de Crédito?

Cartão de Crédito Santander SX

Você sabia que o Santander oferece cartão de crédito sem anuidade? Para conseguir o benefício é preciso gastar R$ 100 em compras ou cadastrar CPF e celular como chaves Pix no Santander.

Veja mais benefícios do cartão de crédito Santander SX:

  • Cartão Online: faça compras na internet antes do seu cartão físico chegar
  • Santander Pass: seu cartão em forma de pulseira, tag para relógio e adesivo.
  • Aproximou, pagou.
  • App Way: acompanhe seus gastos em tempo real e controle seu limite de onde estiver.
  • Descontos em diversos parceiros Esfera.
  • Vai de Visa: tenha acesso a ofertas especiais em lojas e restaurantes.
  • Saque de dinheiro no crédito: faça saques na função crédito e pague só quando chegar a fatura.
  • Parcelamento de fatura em até 24x: tenha mais flexibilidade para pagar a fatura do seu cartão.

Veja mais informações sobre o cartão de crédito Santander SX

[ad_2]

Fonte Notícia

Publicidade