Quem é a professora indígena que vai presidir a Constituinte no Chile

Publicidade

[ad_1]

Crédito, Getty Images

Legenda da foto,

Elisa Loncón será a presidente da Convenção Constitucional do Chile

Em uma decisão carregada de simbolismo e refletindo o espírito da Convenção Constitucional do Chile, que teve início no domingo (04/7), Elisa Loncón foi eleita a presidente do órgão que deve redigir a nova constituição do país.

A indígena, de 58 anos, presidirá o órgão que criará a nova Carta Magna, que deve substituir a atual, herdada da ditadura de Augusto Pinochet (1973-1990).

Loncón é professora, linguista e ativista mapuche — maior etnia indígena do Chile. Ela foi eleita por maioria absoluta (96 dos 155 votos) no segundo turno da sessão de abertura da Convenção, que foi interrompida por quase uma hora em razão de protestos de um grupo de constituintes após confrontos no centro da capital Santiago entre policiais e manifestantes.

Publicidade

“Agradeço o apoio das diferentes coalizões que deram sua confiança e depositaram seus sonhos no chamado feito pela nação mapuche para que votassem em uma pessoa mapuche, uma mulher, para mudar a história deste país”, declarou Loncón neste domingo, ao aceitar o posto com o punho cerrado acima da cabeça.

[ad_2]

Source link

Publicidade